Que o cashback - uma estratégia de recompensa em que parte do valor da compra é devolvida ao cliente após a venda -  pode ser uma ferramenta chave para impulsionar as vendas, todos sabem. Mas quais são os reais benefícios, na prática, que ele pode trazer? Confira aqui os aspectos mais a fundo sobre essa ferramenta poderosa:

Cashback

Uma pesquisa que realizamos aqui na IZIO&Co revela que os consumidores brasileiros adeptos do cashback apresentam um aumento substancial em seus gastos mensais, chegando a quase 84% a mais versus os que não são adeptos. Esse dado evidencia que o cashback não apenas incentiva compras, mas também estimula um padrão de consumo mais robusto.

Além disso, os números revelam que esses consumidores realizam transações com uma frequência 57,5% maior do que a média, juntamente com um aumento significativo no valor médio das compras, de 17,6%. Esse comportamento reflete a eficácia do cashback em estabelecer uma ligação duradoura entre o cliente e a marca, criando uma base de clientes leais e recorrentes.

O cashback não é apenas uma ferramenta de aquisição de clientes, mas também uma estratégia eficaz para potencializar a visibilidade da marca, além de engajar e fidelizar o público-alvo. Ao oferecer recompensas atrativas aos consumidores, as marcas podem criar um ambiente de compra personalizado.

Além disso, as empresas têm a flexibilidade de adaptar a geração de crédito às suas próprias necessidades e realidade de negócios, proporcionando aos clientes uma experiência de compra sob medida.

Uma pesquisa conduzida pelo Mobile Time e Opinion Box revela que 42% dos shoppers que realizam compras em aplicativos consideram o cashback como a modalidade de benefício mais atraente. Isso confirma que o cashback é a preferência clara dos consumidores, destacando seu papel fundamental na atração e retenção de clientes.

Benefícios adicionais para o varejo: Além de impulsionar as vendas e a fidelização do cliente, o cashback oferece benefícios financeiros tangíveis para o varejo. Como o pagamento do benefício não é feito no ato da compra, isso permite um melhor gerenciamento do fluxo de caixa, proporcionando uma vantagem para as operações financeiras do varejista.

A rentabilidade também é um aspecto relevante. Conforme constatado em pesquisa pela IZIO, em média, 15% do cashback distribuído não é utilizado e retorna para o caixa do varejista. Adicionalmente, ao oferecer cashback de forma segmentada, o varejista pode direcionar ofertas com maior precisão, otimizando o orçamento e evitando oferecer incentivos a quem já realizou a compra.

Se você é um varejista em busca de maneiras de aumentar as vendas, fidelizar os clientes e otimizar o fluxo de caixa, o cashback é uma estratégia que merece sua atenção. Entre em contato com nosso time de especialistas e agende uma conversa: https://www.izio.com.br/crm-para-varejo#contato_form

IZIO&Co

Sobre o autor

A IZIO&Co é a mais completa solução de comunicação e eficiênciaconexão com o shopper para a cadeia varejista no Brasil. Com o propósito de tornar o varejo mais fácil, a startup atua por meio do IZIO Loyalty, oferecendo produtos de CRM, alavancas de promoção, aplicativos whitelabel e vendas, e com o aplicativo de cashback Mangos, que coloca a indústria em contato direto com o consumidor final. No mercado desde 2014, a marca conta com mais de 13 milhões de CPFs cadastrados em sua plataforma e 100 clientes no portfólio como Clube Serra Azul, Pague Menos, Catupiry, Três Corações, Ovomaltine e Nissin.