Por que falo isso? Porque nem sempre tudo vai estar 100% perfeito, mas cada coisa tem seu momento certo para acontecer. E se você está fazendo o previsto e dando seu melhor, elas certamente acontecerão. Portanto tem a ver com tomar decisões estratégicas e timings, no devido momento, pois de nada adianta querer pensar no relacionamento com o cliente se o seu business não é saudável, e é nesse ponto que quero falar com vocês hoje.
A prioridade deve ser sempre dar o seu melhor para que o básico seja muito bem-feito, porque se isso está acontecendo, significa que a sua operação está rodando corretamente. E se a margem é positiva, você tem controle operacional do negócio e domina a sua operação.
Mas como fazer o básico bem-feito, Christian? Veja a seguir:
É muito simples, pessoal: é você saber gerenciar bem o dia a dia do seu negócio, manter os processos e as operações equilibradas e focar nas necessidades dos seus clientes, porque é a partir daí que você vai saber o momento ideal de implantar um CRM ou contratar uma empresa de CRM mais profissional; de estruturar uma operação de atendimento ao cliente ou mudar de patamar.
Porque para se fazer uma mudança de patamar, é preciso saber que a premissa principal é garantir que o básico esteja sendo bem executado, que é o que gera caixa, para aí sim, investir em cliente, em CRM, porque depois disso o que vem na frente é alavancagem do caixa.
E qual é a reflexão que deixo aqui para vocês?
Todos nós sabemos que administrar uma empresa não é, de forma nenhuma, algo simples de se fazer, então para que você pense em investimentos, seja na marca, CRM, ou em relacionamentos, é imprescindível ter a absoluta certeza de que a saúde financeira do seu negócio vai bem. A empresa não é transação, e sim transações a longo prazo. Para mim, o básico bem-feito é o que, de fato, fará toda a diferença no seu negócio.
Christian Vincent
Christian Vincent é engenheiro formado pela UFRJ, com mestrado em administração pela Puc-Rio e curso de extensão em Business na Kellogg School of Management. Possui um mix de experiências, desde executivo de grandes empresas a fundador de startup. Ao longo de sua carreira passou por grandes empresas do segmento de pagamentos e bancos como Fininvest, Itau-Unibanco, Cetelem, Firstdata, Tribanco, Neurotech e, ao longo dessa trajetória, desenvolveu fortemente a relação com os principais varejistas do país. Foi o fundador da startup IZIO que criou em 2014 e vendeu para o fundo Hindiana em 2022.