Apesar de caminhar a passos vagarosos, a inovação está se incorporando ao varejo brasileiro através das novas tecnologias que proporcionam diversas vantagens ao setor. Seria esse então o início do caminho para o varejo digital? Vamos refletir mais sobre o assunto nas próximas linhas, confira! Uma pesquisa em 2019 revelou dados interessantes: 29% dos consumidores conhecem os aplicativos dos sites e das lojas, mas jamais utilizam esses recursos e 32% conhecem as soluções de autoatendimento, mas não têm interesse em usá-las. Então, como podemos falar em mudanças nocomportamento do consumidor? Na verdade, a tecnologia se antecipa e o consumidor se ajusta, gradualmente, às inovações. No Brasil, isso ainda não ocorreu conforme se esperava, mas a tendência de aceitação é inevitável.A pandemia de 2020, possivelmente, contribuiu para alguns ajustes, já que a população confinada teve que recorrer a certas ferramentas digitais para realizar compras e fazer pagamentos. O público mais jovem é o primeiro a adotar as mudanças, pois se identifica mais facilmente com as novidades da tecnologia. Neste artigo, vamos mostrar a importância da tecnologia no varejo. Veja de que forma usá-la no seu negócio e em quais novas ferramentas investir para obter a captação e a fidelização de clientes!
Integre a loja física com o ambiente online
A integração dos canais de venda online com a loja física é o que chamamos de omnichannel. As informações geradas são direcionadas diretamente ao consumidor no espelho. Todas as informações recolhidas de sensores, perfis de usuários e outros meios, são armazenadas (por meio de uma tecnologia como o Data Lake, por exemplo) e servem para montar um dashboard com informações valiosas para o negócio. Outra forma de aplicar essa tecnologia no varejo é usando sistemas RFID para o controle de logística. Eles facilitam o rastreamento e a identificação de produtos, otimizando a segurança e agilizando processos.
Melhore a experiência do consumidor
O varejo inteligente que trabalha com mercadorias cujo valor agregado é alto deve procurar diferenciais que tornem a jornada de compra do consumidor uma experiência única.É importante integrar pontos de comércio eletrônico em pontos físicos, permitir que o cliente retire, nas lojas físicas, mercadorias compradas no e-commerce, aplicar recursos de RA (realidade aumentada) e customizar o atendimento.
Analise os dados com Machine Learning
A tecnologia no varejo pode aplicar o Machine Learning para analisar os dados por meio de modelos analíticos fundamentados em comportamentos e padrões humanos específicos. Isso é possível devido à Inteligência Artificial (IA) e Data Analytics. O Machine Learning desenvolve um modelo que soluciona questões baseando-se nos dados coletados diariamente. É assim que uma determinada loja pode prever qual será a demanda de consumidores em um período específico. Essas medidas aprimoram o relacionamento com o cliente.
Use a tecnologia no varejo para uma gestão eficiente
A importância da tecnologia no varejo também se revela na gestão do negócio. O gestor pode usar ferramentas para controlar os processos logísticos, usando informações de Big Data para um gerenciamento mais estratégico.O Big Data tornou-se um recurso mais recorrente nas empresas e serve para adequar o varejo às mudanças e otimizar a experiência do consumidor. O público aprecia conhecer serviços e produtos que satisfaçam às suas expectativas e necessidades. Além disso, também gosta que sua experiência de compra seja rápida e eficiente. A gestão estratégica através de ferramentas tecnológicas consegue diminuir os gastos das operações e, como resultado, diminuir o valor da mercadoria ao consumidor final.
Reduza a fila de pagamento
Uma experiência positiva para o cliente é não ter que enfrentar uma fila muito grande para efetuar o pagamento do serviço ou produto. Sem dúvida, uma fila extensa pode levar o consumidor a desistir da compra.Assim, para melhorar o relacionamento com o cliente, vale a pena oferecer opções diferentes para pagar. A loja pode, por exemplo, permitir que o pagamento seja feito usando somente um celular, por meio de QR Code. Dessa maneira, o gestor consegue diminuir o tempo de espera na loja física, pois muitos usarão as ferramentas digitais. Será vantajoso tanto para os que realizam o pagamento digital como para as pessoas que aguardam nas filas de espera.
Melhore suas vendas com IA
Já falamos como a IA (Inteligência Artificial) é uma importante tecnologia no varejo. Ela desenvolve, cada vez mais, um papel relevante no setor, que envolve desde a produção e distribuição até a entrega ao cliente.A inteligência artificial é importante, nesse sentido, para aprimorar a experiência do consumidor nos estabelecimentos físicos. Converter leads em clientes (consumidores que efetivamente realizam alguma compra) será viável por meio de opções variadas.Não há como negar a importância da tecnologia no varejo. A IZIO, por exemplo, é uma empresa que oferece soluções eficientes para o varejista. O IZ Loyalty, é um software de gerenciamento do relacionamento com o cliente (CRM), destinado exclusivamente ao varejo, sendo o único no mercado que capta e segmenta informações dos consumidores nos pontos de venda, assim, indicando personas para os produtos das lojas.O que achou deste conteúdo? Para saber mais sobre o IZ Loyalty acesse o site da IZIO e tire suas dúvidas!