O tabloide, na verdade, é um modelo híbrido em forma de folheto, ou seja, um catálogo de ofertas que antes era entregue no formato impresso, mas que por motivos óbvios teve que ser adaptado para o digital. Ele consiste no material que os varejistas disponibilizam para comunicar ofertas e promoções aos clientes durante um certo período. Apesar de ser uma estratégia desconhecida para alguns, acredite, ela já é utilizada há anos no mercado. Claro que, com tantas mudanças no comportamento do cliente e com os recursos tecnológicos que não param de surgir e se desenvolver, a estratégia precisou de algumas mudanças e adaptações para que se tornasse digital.

 

Mas e aí Christian, como posso utilizar o tabloide n ovarejo?

 

Você pode utilizar de diversas formas, no entanto, é preciso que seja bem estruturado para que você consiga oferecer experiências personalizadas para seus consumidores. E o que quero dizer com isso? Quero dizer que você pode estruturar um tabloide usando os dados de seus clientes, para que você conheça quais são as suas preferências e, principalmente, as suas reais necessidades.

 

Um exemplo são os dados que tornam possível identificar os produtos e marcas preferidas de cada cliente. Assim, com essa informação, você pode montar um tabloide exclusivo e personalizado de acordo com os interesses individuais do seu público-alvo.

 

Também é possível utilizá-lo, caso você tenha utilizado o CRM com Inteligência Analítica, para coletar essas informações do comportamento do consumidor para estruturar o tabloide com ofertas para cada perfil, e criar um programa de fidelidade.

 

E quais são as vantagens de aplicar essa estratégia no negócio? Confiram algumas delas:

 

Muita economia no gasto com impressões e maior alcance na divulgação de seus produtos ou serviços;

 

Diminuição dos impactos ambientais do consumo de papel;

 

Responsabilidade socioambiental, afinal, sabemos que o novo consumidor é mais consciente sobre o seu consumo, e buscam os varejistas e empresas que compartilham desse pensamento;


Com a estratégia de tabloides você consegue oferecer experiências e oferta, muito mais direcionadas aos interesses de cada perfil de cliente;

 

O tabloide ajuda a melhorar o relacionamento com seu público, tendo em vista que o varejista consegue oferecer de forma muito mais rápida e assertiva as suas ofertas, fazendo com que o cliente tenha uma jornada de compra mais eficiente.

Christian Vincent

Sobre o autor

Christian Vincent é engenheiro formado pela UFRJ, com mestrado em administração pela Puc-Rio e curso de extensão em Business na Kellogg School of Management. Possui um mix de experiências, desde executivo de grandes empresas a fundador de startup. Ao longo de sua carreira passou por grandes empresas do segmento de pagamentos e bancos como Fininvest, Itau-Unibanco, Cetelem, Firstdata, Tribanco, Neurotech e, ao longo dessa trajetória, desenvolveu fortemente a relação com os principais varejistas do país. Foi o fundador da startup IZIO que criou em 2014 e vendeu para o fundo Hindiana em 2022.