Existem muitos programas de fidelidade espalhados por aí. Mas muita gente ainda tem dúvidas quanto a se fidelizar - ou não - com uma marca. Será que para o consumidor, esse tipo de prática realmente vale a pena? Muitas pessoas usam os programas de fidelidade como forma de crescimento financeiro. Afinal, as pessoas conseguem vantagens de compras. Por isso, se você souber analisar as oportunidades, têm muito a ganhar com esse tipo de prática. Vamos conhecer algumas noções básicas:
O que é um programa de fidelidade?
Um programa de fidelidade é um incentivo que uma empresa varejista dá para os clientes. Essa é uma estratégia comum do mercado para fazer com que as pessoas voltem a comprar no mesmo lugar. Além disso, é um ponto que pode ser determinante para vencer a concorrência de outros varejistas. As empresas aproveitam para criar um relacionamento mais próximo com os clientes, que tendem a se manter fidelizados durante anos.
Cartão fidelidade X “Cartão de loja”
É preciso entender que o cartão fidelidade não é igual à modalidade conhecida como “cartão de loja”. Ou seja, não é um cartão de crédito. Muitas lojas oferecem para os clientes cartões de crédito que geram bônus, mas que - como todo cartão de crédito - têm taxas. Por outro lado, o cartão fidelidade é apenas uma modalidade na qual os clientes têm vantagens, mas a única coisa que eles precisam pagar, são as próprias compras.
Quais os tipos de programas de fidelidade existentes?
Cashback
O cashback é um programa de recompensa por meio de reembolso. Portanto, você faz uma compra e recebe uma parte do seu dinheiro de volta. Assim o valor da compra sai menor para o cliente e ele se mantém fidelizado à marca.
Programa de pontos
Um programa de pontos funciona da seguinte forma: o cliente faz uma compra e com isso recebe uma quantidade de pontos. Geralmente, esses pontos são determinados de acordo com os valores. Por exemplo, a cada R$100, o cliente marca 10 pontos. Ao atingir uma quantidade mínima de pontos, a pessoa consegue um produto ou um bom desconto em compra.
Existe mensalidade para programas de fidelidade?
Alguns programas de fidelidade cobram mensalidade, mas muitos não. Por isso, é importante que você se informe bem antes de aderir a um deles. Caso haja uma mensalidade embutida, faça todos os cálculos para ver se esse recurso se encaixa no seu orçamento pessoal e se ele realmente vale a pena. Em geral, os programas de fidelidade são vantajosos para os clientes. Pois isso também significa vantagens para o varejista.