Um bom desempenho no varejo vai muito além de ter um bom número de vendas. É mais comum do que você imagina encontrar empresas que têm um bom faturamento, mas operam com pouca lucratividade.
Isso acontece porque a empresa não conhece seus processos e não utiliza corretamente os indicadores de desempenho no varejo. Essas ferramentas permitem que você entenda melhor como seu negócio funciona, perceba pontos que precisam de aprimoramento e consiga potencializar seus resultados. Quer saber um pouco mais a respeito? Basta continuar acompanhando este artigo para acertar no que fazer!
Entenda o que são indicadores de desempenho no varejo
Os indicadores de desempenho são ferramentas que permitem uma avaliação precisa dos processos de uma empresa dentro de um período pré-estabelecido. Eles são importantes para entender se os objetivos estão sendo alcançados e ajudar a nortear ações.
Além disso, com a emissão de relatórios regulares é possível se antecipar aos problemas e potencializar seus resultados. Vale destacar que os indicadores que buscam avaliar a performance da empresa precisam indicar as expectativas em relação ao empreendimento e não apenas as métricas. Somente assim será possível perceber se as metas estão sendo alcançadas.
Descubra a importância dessa avaliação
O objetivo de qualquer empreendimento é lucrar cada vez mais com o mínimo de investimento possível.
Com isso em mente é fácil perceber que você precisa saber se sua empresa está crescendo, se está atendendo as metas estabelecidas e se existe algum gargalo que possa estar criando limitações.
Os indicadores servem para ajudar na tomada de decisões e criação de novas metas de curto, longo ou médio prazo.
Conheça alguns dos mais utilizados no varejo
Depois de entender a importância dos indicadores de desempenho no varejo está na hora de conhecer mais a fundo os mais utilizados. Confira a seguir.
Faturamento bruto
É impossível pensar em indicadores de desempenho sem mencionar o faturamento bruto. Afinal, se a sua empresa não consegue vender o suficiente, a chance de ir à falência é grande.
Para fazer essa conta você precisa basicamente somar todas as receitas registradas no caixa dentro de um período pré-determinado. É claro que se ele for analisado isoladamente, não vai ser o suficiente. Contudo, é muito importante para verificar aspectos como volume de vendas, vendedores, distribuição e aceitação dos produtos, entre outros.
Ticket médio
O ticket médio demonstra a média do valor de vendas por cliente. Para encontrar esse indicador você deve, basicamente, dividir o faturamento pelo número de vendas.
Se o número encontrado for muito baixo, pode ser que você precise encontrar formas de agregar valor aos seus produtos e serviços. Por outro lado, se estiver aumentando a cada avaliação, é um ótimo sinal. É possível ainda encontrar o ticket médio de um produto específico ou um serviço, por exemplo.
Taxa de conversão
Esse é o indicador relacionado à sua capacidade de converter um interesse em uma venda efetiva. Ele é importante para entender se a equipe de vendas e o time de marketing estão bem integrados. Da mesma forma, demonstra quantas oportunidades são perdidas antes que uma seja concretizada.
Qualidade das entregas
Outro indicador de desempenho no varejo que não pode deixar de ser considerado é a qualidade das entregas. Afinal, isso afeta diretamente a experiência de consumo do cliente. Portanto, é necessário avaliar questões como atrasos, devoluções e até mesmo falhas na hora da entrega.
Giro de estoque
A fluidez do estoque é fundamental para o sucesso de qualquer negócio. Por isso, esse é um dos indicadores mais importantes. Você precisa entender quais são os produtos que saem mais e se há algo que tem menos procura. Ele é encontrado por meio da divisão entre o número de vendas e o volume de estoque.
De posse desses dados você consegue planejar melhor suas compras junto aos fornecedores, evitar a falta de produtos ou mercadorias paradas no estoque. Da mesma forma, se o giro estiver muito baixo, pode ser necessário rever suas estratégias.
Satisfação dos clientes
Descobrir o que o seu cliente pensa sobre seu negócio é essencial. Afinal, sua satisfação gera fidelidade e engajamento. Com isso, as chances de indicar sua marca para outras pessoas é bem grande.
O NPS – Net Promoter Score é uma ferramenta muito usada para encontrar essa métrica e consiste em questionar de 0 a 10, qual o nível de satisfação do cliente. Se o seu NPS estiver abaixo de 6 significa que você precisa tomar uma atitude urgentemente.
Agora que você já conhece alguns dos indicadores de desempenho no varejo mais relevantes, está na hora de começar a utilizá-los no seu negócio. Não sabe por onde começar? A IZIO reúne excelentes soluções para que os gestores possam avaliar a performance do seu negócio.
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