Neste artigo você irá entender o porquê do SEO Local ser tão importante, talvez até mais que outros meios de marketing, para atrair novos consumidores ao seu estabelecimento.  

Além disso, utilizando o Google My Business, vamos ver o passo a passo de como essa ferramenta é essencial para ranquear o seu varejo no Google.

O que é SEO Local & Google My Business

Para começarmos, acho importante deixarmos claro os dois temas que vamos falar nesse ebook: (1) SEO Local e (2) Google My Business.

  1. SEO Local é nada mais, nada menos que trabalhar o SEO do seu negócio localmente. “Ah legal, mas o que é SEO?” SEO é uma sigla para Search Engine Optimization (Otimização de motores de busca). Essa otimização é feita com base em um conjunto de estratégia e técnicas, fazendo com que o seu negócio fique mais bem ranqueado no google.
  1. Google My Business (GMB) é a principal ferramenta que será utilizada para trabalharmos o SEO Local do seu varejo.

Essas duas ferramentas permitem o ranqueamento do seu varejo de forma eficiente, sem a necessidade de um site.

Caso o seu varejo possua um site, é possível criar páginas destinadas para cada região de atuação, melhorando o ranqueamento no Google, mas isso será um tema para outro ebook.

A importância de SEO Local para varejos

A otimização do SEO Local através do Google My Business é extremamente importante. É ele que vai fazer com que a sua loja apareça no Google Maps ou apareça no topo das buscas quando alguém buscar o seu segmento de varejo na sua região.

Segundo uma pesquisa da SEO Expert Bard, 88% das pesquisas locais em dispositivos móveis resultam numa ligação ou visita à empresa dentro de 24 horas​​.

Além disso, segundo uma pesquisa do Social Media Today, 46% das pesquisas no Google procuram informações locais. Esse número só aumenta quando consideramos um estabelecimento que o consumidor precisa ir presencialmente.

Para confirmar a importância do SEO Local, 28% das pesquisas locais resultam numa compra dentro de um dia, segundo dados da Digital SEO Land.

Passo a Passo

Agora vamos começar a colocar a mão na massa! Já compartilha esse ebook com a sua equipe de marketing para eles executarem esse passo a passo com toda experiência que possuem.

Criando uma conta e configurando


Para criar uma conta no Google My Business é muito simples. Primeiramente acesse o site do Google My Business e clique em "Gerenciar agora" ou "Começar agora". Em seguida, faça login com uma conta Google. Se não tiver uma, será necessário criar uma. Após o login, siga as instruções para adicionar o nome do seu negócio, endereço e outras informações básicas.

Certifique-se de que todos os detalhes estejam corretos e atualizados, pois eles serão visíveis para os clientes. Após inserir todas as informações, submeta o formulário. Você precisará verificar sua empresa para confirmar que é o proprietário ou autoridade legal do negócio. Isso pode ser feito por telefone, e-mail ou correio, dependendo das opções disponíveis.

Depois de criar sua conta no Google My Business, é importante configurá-la adequadamente para maximizar sua visibilidade e eficácia. Comece preenchendo todos os detalhes do seu negócio, incluindo horário de funcionamento, descrição, contato e categoria do negócio. Adicione fotos de alta qualidade do seu estabelecimento, produtos ou serviços para atrair visualmente os clientes.

Quando atualizar o seu Google My Business?

Atualizar o seu Google My Business com frequência é importante para garantir uma maior assertividade na sua estratégia.  

Se o seu varejo presenciar alguma das situações abaixo, considere atualizar o seu Google My Business:

  • Feriado e datas comemorativas
  • Problemas que afetam a abertura da loja
  • Mudança de número de telefone
  • Mudança de endereço de e-mail

Como alavancar o seu Google My Business

Uma das estratégias mais utilizadas para ranquear o seu varejo melhor no Google de forma local, é pedir para os seus clientes avaliarem no Google My Business.

Há diversos modos de solicitar que os seus clientes avaliem o seu supermercado, mas tenha atenção quando isso acontece. Planeje uma jornada onde o seu cliente avalia o seu varejo quando ele está satisfeito com o serviço prestado. Por exemplo, vamos imagine um cenário onde o cliente compra produtos através do seu app e recebe R$ 5 de cashback. Após essa etapa, é interessante surgir um pop-up pedindo para o cliente te avaliar no Google.

Lembre-se: Solicite as avaliações em “momentos felizes” na jornada do cliente.

IZIO&Co

Sobre o autor

A IZIO&Co é a mais completa solução de comunicação e eficiênciaconexão com o shopper para a cadeia varejista no Brasil. Com o propósito de tornar o varejo mais fácil, a startup atua por meio do IZIO Loyalty, oferecendo produtos de CRM, alavancas de promoção, aplicativos whitelabel e vendas, e com o aplicativo de cashback Mangos, que coloca a indústria em contato direto com o consumidor final. No mercado desde 2014, a marca conta com mais de 13 milhões de CPFs cadastrados em sua plataforma e 100 clientes no portfólio como Clube Serra Azul, Pague Menos, Catupiry, Três Corações, Ovomaltine e Nissin.