Você já deve ter notado que os smartphones são indispensáveis na rotina, não é mesmo? Nesse cenário, o mobile marketing se torna essencial para as empresas, aproveitando o potencial que a tecnologia pode trazer quando se trata de ampliar sua atuação. Os celulares não se limitam a uma ferramenta para ligações. Agora, eles servem para diversas funcionalidades, inclusive realizar compras e outras transações. Assim, as empresas podem usar os smartphones como aliados em suas estratégias de marketing. Se você quer saber mais sobre o conceito, continue a leitura e entenda o conceito de mobilemarketing, sua funcionalidade e como vender mais com ferramentas como SMS, WhatsApp e notificações Push!
O que é o mobile marketing?
O mobile marketing é um conjunto de estratégias que aproveitam a multifuncionalidade de dispositivos móveis com intuito de interagir com o público e conquistar consumidores para sua marca.Nesse sentido, é possível usar práticas específicas para melhorar o posicionamento da empresa, como:
- apresentar diferenciais;
- divulgar produtos e serviços;
- realizar outras ações de marketing.
Toda a estratégia é pensada considerando a experiência do cliente, que terá acesso às informações pelo seu celular ou aparelho móvel.
Quais são as vantagens do Mobile Marketing?
Após conhecer o conceito, vale reforçar a importância de adotá-lo na empresa. Para tanto, você deve conhecer as principais vantagens que o mobile marketing oferece. Veja só:
- geolocalização: é possível localizar potenciais clientes por GPS, caso esteja autorizando no aplicativo. Isso facilita, por exemplo, a divulgação de promoções para consumidores próximos ao seu estabelecimento via notificação Push;
- comunicação: melhora no relacionamento com os clientes, tendo uma interação mais próxima, rápida e eficaz;
- alcance: esse método permite atingir um alto número de pessoas nas campanhas;
- segmentação: há a possibilidade de compartir as estratégias de marketing conforme o público-alvo.
Como funciona o mobile marketing?
O funcionamento do mobile marketing varia conforme os canais escolhidos pela empresa. Para facilitar a compreensão, listamos as principais ações usadas e como elas funcionam. Acompanhe!
SMS
O SMS ainda é uma ferramenta útil de marketing e pode beneficiar as estratégias voltadas à base de clientes fidelizados. Aqui, é possível divulgar:
- notícias;
- promoções;
- atualizações;
- e dicas diversas.
O WhatsApp e outras ferramentas de mensagens instantâneas podem fornecer um novo canal de atendimento, que traz mais agilidade e proximidade. Ele pode seguir a mesma linha dos SMS, mas permite o envio de textos maiores e diferenciados, além da possibilidade de anexar imagens, vídeos e outros materiais que engajam o público.
Notificações Push
As notificações Push são aquelas mensagens de alerta que aparecem em aplicativos diversos. Sua empresa pode desenvolver apps que serão usados pelos clientes e implementar o envio de notificações para informar sobre promoções, dicas e outras notícias que possam atrair o consumidor.Ainda, existem outras estratégias que podem usar aplicativos específicos, redes sociais ou QR Codes. Portanto, vale a pena se aprofundar sobre o assunto para explorar todos os benefícios que o mobile marketing pode trazer.
Quais são as boas práticas do Mobile Marketing?
Você já conhece o conceito de mobile marketing e sabe que existem diversas estratégias que podem ser aplicadas para se aproximar dos seus consumidores. Existem algumas boas práticas para uma tática de mobile marketing eficiente e com melhores resultados. Conheça as principais:
- respeite a privacidade do cliente: antes de enviar comunicados e notificações por qualquer canal, solicite a autorização do cliente. Caso contrário, você invadirá o espaço privado do consumidor e a estratégia pode ter o efeito inverso, afastando-o da empresa. Além de ir contra a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD);
- pense na experiência do consumidor: sempre entregue valor para o cliente, com informações relevantes e trazendo benefícios que demonstrem os diferenciais do seu negócio;
- invista em criatividade: tenha uma comunicação criativa, que considere as características de quem receberá as mensagens, criando maior identificação e engajamento do público com sua marca.
- integre ferramentas com CRM: a tecnologia é uma grande aliada no marketing e uma ferramenta de CRM pode ajudar a centralizar e segmentar as campanhas, acompanhar indicadores e criar ofertas personalizadas;
Nesse conteúdo, você conheceu o que é mobile marketing e as estratégias que podem ser aplicadas para atingir melhores resultados, aproximação com os clientes e fidelização do público.Quer mais dicas para otimizar sua empresa? Então, aprofunde seu conhecimento com a leitura do nosso artigo: Como a tecnologia em supermercados pode ser benéfica?!