O consumidor atual, com mais acesso a informações, tornou-se mais esclarecido e exigente. E se, destacar a sua empresa no mercado for o seu objetivo, então precisa acompanhar esse perfil moderno!
Somente com boas estratégias e ações bem definidas para satisfazer o cliente, é possível manter-se e melhorar seu nível de competitividade.
É nesse cenário que Marketing Promocional aparece como um mecanismo para atrair e para fidelizar clientes. Quer saber mais? Continue a leitura e veja o conceito, suas vantagens e como aplicá-lo!
O que é Marketing Promocional
É um conjunto de ações que procuram aumentar a interação entre a marca e os consumidores com os objetivos principais de:
- consolidação da imagem;
- conquista de novos clientes;
- fidelização de clientes.
A empresa leva até o consumidor seus valores, produtos e seus serviços, por meio de brindes, ofertas, amostras grátis e promoções específicas. Enfim, ele faz parte de uma boa gestão do relacionamento com o cliente.
Benefícios dessa estratégia para o negócio
Quando o Marketing Promocional é executado da forma certa pelo varejo, certas vantagens são evidentes:
Atração de novos clientes
Devido à digitalização do trabalho, o custo de aquisição por cliente é estudado sob uma nova ótica. Lembre-se de que, quanto menores os custos para captar um cliente, maior será o Retorno Sobre o Investimento (ROI).
O Marketing Promocional permite a divulgação espontânea da marca para o público-alvo, incluindo pessoas que talvez nem conheçam a empresa.
Fidelização de quem já consome a sua marca
O Marketing Promocional também permite o aumento da taxa de fidelização a partir de novas experiências oferecidas aos clientes.
É importante que a experiência do consumidor não fique restrita à transação comercial. A empresa deve mostrar que realmente se preocupa com ele, que deseja uma aproximação. Isso pode ser feito por meio de um brinde ou amostra grátis.
Promoção da marca
Não é suficiente ofertar um produto de boa qualidade e preço mais acessível. A promoção da marca é fundamental, não apenas com o Marketing Digital, mas também com o Marketing Promocional.
Quando assegura uma experiência mais positiva e mais inovadora para o consumidor, o varejista consegue imprimir a imagem da empresa na memória afetiva dele.
A boa estratégia ajuda na promoção dos valores e dos conceitos da marca, destacando-a no cenário em que atua.
Diferencial em relação aos concorrentes
A empresa precisa se diferenciar com criatividade. O Marketing Promocional funciona como um diferencial competitivo relevante para lidar com os concorrentes.
Uma forma de bloquear a concorrência é motivar o consumidor a adquirir mais seus produtos/ serviços ou até distribuir amostras grátis de alguns itens, para que o cliente experimente e dê seu feedback sobre a novidade.
Descubra como aplicar o Marketing Promocional
Ainda que seja muito importante, o Marketing Promocional não deve ser usado sem planejamento. É preciso definir um público-alvo e, a partir do perfil dele (seus hábitos e necessidades), analisar o que pode ser feito para atraí-lo, quais diferenciais podem ser oferecidos.
As ações precisam ter um objetivo claro, como captação de clientes ou promoção de um produto. Isso porque a estratégia a ser desenvolvida muda conforme o objetivo.
Veja algumas ações que o varejo inteligente pode adotar na aplicação de Marketing Promocional:
Brindes (na pré e na pós-venda)
Dar brindes é uma maneira de ganhar visibilidade constante para o negócio. Mas devem ser produtos que sejam valiosos para os consumidores e, de preferência, que estejam relacionados com o setor em que a empresa atua.
Os brindes devem ser ofertados tanto antes quanto depois da venda. Um exemplo de brinde é o calendário do ano personalizado com o nome da marca, algo que muitas lojas costumam oferecer a clientes e a visitantes.
Experimentação (trial)
Uma ação muito aplicada na prospecção e nas vendas é a experimentação. O cliente faz uso de um produto ou serviço por algum período, sem pagar nada.
A Microsoft é uma marca que usa bastante essa estratégia, oferecendo ferramentas do Pacote Office 365 gratuitamente pelo período de 30 dias.
Assim, as pessoas experimentam antes de comprar, evitando o risco de não se sentirem satisfeitas com os resultados.
Ofertas e sorteios
Fazer ofertas é uma tática antiga dos varejistas. Os consumidores compram produtos pagando, por eles, um preço mais baixo que de costume.
Lojas de roupas ou de calçados, supermercados, livrarias, lanchonetes, costumam aplicar essa estratégia para o público: são “descontos com preços imperdíveis”, “liquida tudo”. Vale salientar que os preços devem ser realmente vantajosos para o consumidor.
Já os sorteios são diferentes. O varejo faz o sorteio de um produto ou serviço, um valor em dinheiro, um crédito e assim por diante. Geralmente, é estipulado um preço mínimo para ter direito à participação.
Importância de investir em tecnologia
A tecnologia é uma aliada para o Marketing Promocional; um bom CRM é uma solução eficaz.
Com um sistema avançado de gestão de clientes, é possível captar e segmentar informações diretamente no ponto de vendas e, assim, planejar um Marketing Promocional mais personalizado de acordo com o comportamento do consumidor.
Fazendo uso correto do Marketing Promocional, o varejo se torna mais competitivo e pode se colocar à frente da concorrência, promovendo sua marca e tornando a experiência do cliente algo especial, que o vincule ao negócio.
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Christian Vincent
Christian Vincent é engenheiro formado pela UFRJ, com mestrado em administração pela Puc-Rio e curso de extensão em Business na Kellogg School of Management. Possui um mix de experiências, desde executivo de grandes empresas a fundador de startup. Ao longo de sua carreira passou por grandes empresas do segmento de pagamentos e bancos como Fininvest, Itau-Unibanco, Cetelem, Firstdata, Tribanco, Neurotech e, ao longo dessa trajetória, desenvolveu fortemente a relação com os principais varejistas do país. Foi o fundador da startup IZIO que criou em 2014 e vendeu para o fundo Hindiana em 2022.