Os hábitos de consumo são um conjunto de ações apresentadas por uma ou mais pessoas em relação à aquisição de um produto / serviço.
Há diferentes elementos que influenciam essas ações, desde o momento da análise, no qual o consumidor ainda não está decidido pela compra, até o momento da compra efetiva.
Para o varejo, é fundamental conhecer os hábitos do consumidor para definir estratégias que permitam a captação e a fidelização de clientes.
Quer saber como identificar esses hábitos? Confira o texto a seguir!
Quais são os fatores que influenciam os hábitos de consumo?
Os fatores que influenciam nos hábitos de consumo das pessoas pertencem a duas categorias:
- fatores internos: referem-se a experiências pessoais e ao perfil sociodemográfico do público;
- fatores externos: referem-se ao ambiente sociocultural em que o consumidor está imerso.
No primeiro caso, temos as necessidades, receios, preferências, o humor, a fase da vida, localização, gênero e outros.
No segundo caso, podemos citar as opiniões dos amigos e familiares, as tendências, a cultura, o papel social, anúncios nas mídias digitais, recomendações de celebridades e influenciadores digitais e outros.
Vamos analisar mais detalhadamente alguns desses fatores:
Cultura
Os fatores culturais estão entre os mais influentes no comportamento do consumidor: crenças, valores, preferências pessoais, tendências (inclusive, aquelas que são passadas de uma geração para outra), culinária e assim por diante.
Classe social
A classe social se refere também ao poder aquisitivo do consumidor. A tendência é que, quanto maior for a condição financeira do indivíduo, menos limites ele tem para comprar, ou seja, maior será o portfólio de produtos / serviços que pode adquirir.
Na medida em que a pessoa ascende de classe social, suas possibilidades se ampliam. Produtos que, antes, estavam fora de seu alcance, tornam-se acessíveis para compra.
Influenciadores digitais
Antes da Era Digital, as celebridades eram contratadas para anunciar produtos e serviços, usando as mídias convencionais, como rádio e televisão.
Com a internet, surgiu outra classe de divulgadores famosos: os digitais influencers ou influenciadores digitais, que podem ser artistas de TV, cinema ou pessoas do próprio espaço digital, especializadas em uma ou mais áreas de consumo.
Os mesmos, como o próprio nome já diz, divulgam marcas e produtos a fim de influenciar o público que os acompanha nas redes sociais a adquirir o que eles apresentam.
Estilo de vida
O estilo de vida também é um fator que influencia nos hábitos de consumo.
Nesse caso, temos exemplos de pessoas que procuram viver uma vida saudável, especialmente em relação à prática de exercícios e aos alimentos. Logo, a tendência desse público é comprar produtos naturais, leves e que beneficiem a saúde.
Como identificar os hábitos do consumidor?
Veja agora como identificar os hábitos de consumo das pessoas:
Faça pesquisas
Uma das melhores maneiras de descobrir o que os consumidores desejam é perguntando e registrando as respostas.
É importante conduzir as pesquisas apenas com prospects e clientes, já que a finalidade é aprimorar a experiência de todos que se sintam interessados nos produtos ou serviços da empresa.
Algumas questões pertinentes são:
- Como você conheceu nossa empresa?
- O que mais chamou sua atenção em nossa página?
- Quais são os problemas que você precisa solucionar?
- Como o nosso negócio pode te ajudar?
- Você já comprou algum produto / serviço da nossa empresa?
- Já contatou nossa equipe de atendimento? O que achou?
- Quais são os pontos fortes e os pontos fracos de nossa empresa na sua opinião?
Monitore os dados da pesquisa
Monitore os dados que conseguir com sua pesquisa, levando em conta:
- caracterização (classe social, idade);
- formas de pagamento (cartão de crédito / débito, boleto bancário, transferência bancária, depósito, PIX, gateway de pagamento, intermediador de pagamento, dinheiro);
- frequência de compra;
- acesso de preferência (canais digitais, loja física).
Monitore os hábitos
Mantenha em dia o acompanhamento sobre os hábitos de consumo de seus clientes e potenciais clientes.
O comportamento do consumidor é mutável, varia de acordo com alguns fatores, como já falamos. Por exemplo, a crise gerada pela pandemia de Covid-19 influenciou bastante nos hábitos de compra do consumidor, estimulando ainda mais o comércio eletrônico.
Por isso, identificar os hábitos de consumo é fundamental para garantir que o varejo inteligente atenda às necessidades de seu público, mantendo-se sempre atualizado no mercado.
Para fazer essa análise e acompanhamento dos hábitos de consumo dos seus consumidores, você pode contar com o CRM da Izio, a ferramenta capta e segmenta as informações dos clientes diretamente no PDV, podendo inclusive recomendar personas para as ofertas do comércio.
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