Em meio a um mercado tão competitivo, é muito importante entender quais são as principais habilidades e atitudes necessárias para desempenhar com qualidade o trabalho de um gerente de varejo. Essa é uma profissão repleta de desafios, e responsabilidades.
Por isso, saber como se portar, encarar diferentes cenários e liderar uma equipe faz tanta diferença. Mas, afinal, por onde começar? E como aplicar tais habilidades na prática, com tanto a se fazer dentro da função?
Não se preocupe, você aprende tudo a seguir, com um top 5 que mudará de vez, e para ainda melhor, a sua atuação. Confira!
1. Saber analisar o cenário como um todo
Demonstrar capacidade analítica é essencial a um gerente de varejo. Afinal, só é possível tomar decisões assertivas e impactar positivamente o negócio quando as análises eficazes são feitas.
Para tanto, o gerente precisa levar em conta a visão e a proposta de valor da empresa, entender sua missão e, ao mesmo tempo, conhecer profundamente o mercado e seus concorrentes, assim como as novas tendências de consumo. Sem deixar de destinar um olhar especial também para os colaboradores e o ambiente interno em que atua.
A partir disso, fica mais fácil aplicar gerencialmente suas percepções. Com base não apenas na própria opinião, mas em outros pontos de vista e sugestões igualmente válidas para executar ações inteligentes.
2. Organizar demandas por prioridades
Um bom gerente é aquele que sabe colocar todas as demandas em ordem de prioridade. Ele consegue diferenciar com exatidão o que é urgente do que é importante, e define prazos que não abrem oportunidade para atrasos.
Por entender muito bem o funcionamento da empresa, delega as tarefas para as pessoas certas e tem aptidão para acompanhar, com abrangência, o andamento de cada uma. De fato, parece muita coisa para dar conta, mas quanto mais predisposição o gerente tem para esse tipo de organização, melhor ela flui.
3. Gerenciar não apenas números, mas pessoas
O gerente de varejo precisa acompanhar todas as atividades da equipe, ensinar estratégias de vendas e avaliar resultados e objetivos sempre junto aos vendedores. Ainda tem que acompanhar os indicadores da empresa, as tarefas diárias e a prestar contas aos executivos de vendas. São muitos números para administrar e registrar, mas o profissional não deve se ater apenas a eles.
É indispensável saber, ao mesmo tempo, gerenciar pessoas. Isso é feito por meio da implementação de uma cultura de feedback, que reconhece acertos coletivos e corrige problemas de imediato. E também da autonomia que é dada à equipe, assim que ela é devidamente preparada pelo gerente para agir conforme as proposições do negócio.
4. Ter organização e disciplina
Ser um gerente organizado disciplinado permite um foco maior nos resultados esperados. Unir essas duas habilidades fazem com que o profissional tenha mais facilidade para reunir dados consistentes, elencar passos a serem cumpridos, saber o tempo de cada atividade e entender quando cada uma precisa acontecer.
Organização e disciplina também fazem com que seja possível alinhar a metodologia de trabalho escolhida com as metas da empresa. E vale reforçar que isso não inclui apenas ficar de olho no time e cobrar ações.
Pelo contrário, envolve ter consciência de si e de suas próprias ações. Ao inspirar a equipe, o engajamento aumenta de forma geral.
5. Investir em conhecimentos específicos de um gerente de varejo
O gerente de varejo não pode e não deve parar de se atualizar. É fundamental que ele procure sempre investir em cursos de gestão e formações complementares, além de estudar sobre sua profissão e exigências atuais do mercado.
As possibilidades de adquirir informação não param por aí. Também é interessante ter o hábito de consultar materiais e veículos da área, explorar as tendências de varejo que surgem a todo momento, trocar ideias com pessoas que trabalham no segmento e participar de eventos que contribuam para seu desempenho como um todo.
Buscar novos conhecimentos é um ponto chave na jornada de crescimento profissional e só porque se está em uma posição de liderança perante a equipe, não significa que não é possível ir além. Aprenda mais, sempre que possível.
Como você pode ver, o gerente de varejo se baseia em habilidades de administração que influenciam não apenas sua função, mas toda a empresa e o trabalho de sua equipe. Por isso, se você está nessa posição, não deixe de investir no desenvolvimento desse top 5 para garantir o sucesso dos objetivos que quer atingir.
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