Extra, extra, extra: promoção a caminho!
Oferta Oferta Oferta!
E esta é uma dura realidade presente cada vez mais no varejo…
Mas, você sabia que o varejo perde ao ano mais de 12 bilhões de reais em ofertas desnecessárias e/ou ineficientes?
Ofertas estas que além de causar impacto negativo na margem do varejista e na sua imagem junto aos seus clientes, não agrega nenhum real valor ao shopper!
O que são ofertas desnecessárias e/ou ineficientes?
São ofertas generalistas, desenhadas sem nenhum conhecimento efetivo do cliente, tampouco de sua cesta de compra ou de seu comportamento, e, portanto, sem nenhuma conexão com suas necessidades, desejos…
Justamente por não conhecer o cliente e seu comportamento de compra, quantas vezes ofertamos um determinado produto que não faz sentido algum para determinado perfil do cliente (impacto na imagem e na experiência); ou ainda, quantas vezes, fazemos uma oferta do tipo compre 3 pague 2 e o cliente já comprava 3 e não agrega valor à compra, não amplia demanda apenas com impacto na rentabilidade, aqui para citar alguns exemplos!
De acordo com revistas especializadas, nos últimos anos, o varejo perdeu mais de 20% do volume ofertado em promoções equivocadas.
O fato é que sem conhecer o cliente não conseguimos direcionar as ofertas tornando as mesmas inadequadas e ineficientes: não gerando resultados positivos nem na atração e nem na conversão do cliente; não ajudando a aumentar tíquete médio, afetando negativamente nossa margem, e, por não serem relevantes aos clientes, passam desapercebidas e podem gerar impactos negativos na nossa imagem de marca - mesmo realizando muitas ofertas e promoções, o cliente nos avalia negativamente neste quesito.
É muito comum ao fazermos pesquisas de satisfação, ao avaliarmos varejistas que realizam muitas ofertas e promoções, seus shoppers, os avaliam com notas inferiores a 4, numa escala de zero a dez. E o varejista coloca em descrédito a pesquisa - “poxa faço tantas ofertas e o cliente me deu nota 3, 4?, diz ele!
Sim! Por que?
O shopper não viu nenhuma relevância no que você ofertou!
Seja por ser uma ação desconectada com as reais necessidades e/ou desejos do shopper, seja por não ter uma linguagem adequada que se conecte com ele, seja pela forma, ou comunicação, seja em relação ao produto escolhido, ou ainda o tipo de oferta e/ou canal, o fato é que sem conhecimento dos clientes, os resultados são desastrosos.
E, já mostramos por aqui, em artigos anteriores o quão relevante é conhecer o cliente, sobre o que conhecer e até mesmo como conhecer!
O fato é que, menos de 4 varejistas em 10 conhecem, de fato, seus clientes e aplicam esse conhecimento em ações direcionadas!
E lembremos que para desenvolver uma comunicação, promoção e ofertas relevantes e direcionadas é essencial conhecer o shopper para saber com propriedade como se conectar, se comunicar e se relacionar com ele.
Palavra de ordem: relevância!
Sem dúvida, uma oferta direcionada, personalizada, relevante, te ajuda a potencializar a atração, engajamento e conversões! Se bem aplicada, permite maximizar os resultados de vendas!
Dada esta relevância é que vem crescendo as ferramentas de CRM - sigla usada para Customer Relationship Management - se refere ao conjunto de práticas, estratégias de negócio e tecnologias focadas no relacionamento com o cliente.
Permite conhecer e analisar quem são nossos clientes, como se comportam e gerenciar todas as interações com os mesmos, antecipando necessidades e desejos, direcionando e personalizando as ações, esforços e investimentos. E para te ajudar nessa missão, a IZIO Loyalty oferece ferramentas para uma captura rápida e inteligente de dados a fim de identificar quem são os clientes. Além disso, te ajuda entender o comportamento de consumo de cada shopper para poder enfim, criar ofertas relevantes através de ações direcionadas e trazer um bom retorno sobre seu investimento.
Para conhecer mais, acesse aqui!
Fátima Merlin
Fatima Merlin é fundadora e CEO da Connect Shopper, Conselheira, Board Advisor, Mentora, Palestrante e Advisor da IZIO&Co. Mestre em comportamento do consumidor, MBA em Marketing, economista, especializada em varejo, pesquisa em marketing, gerenciamento por categoria e shopper atuando há mais de 30 anos nestas áreas. Professora de Varejo, Pesquisa de Marketing e Comportamento do Consumidor. Desenvolveu carreira executiva em varejista farma, supermercados, na Associação Brasileira de Supermercados e Kantar WorldPanel. É articulista em diversas revistas especializadas como SuperHiper, Super Varejo, Supermercado Moderno e Guia das Farmácias. Palestrante em diversos eventos empresariais e instituições de renome. Autora dos livros: Meu cliente não voltou, e agora? e Shoppercracia e versão em inglês via ebook Shoppercracy e Varejo Conectado: Decisões Orientadas por Dados, pela editora Poligrafia.