Cashback é uma forma de incentivo conhecida do mercado. Entretanto, será que já chegou o momento de a indústria usar essa tática para inovar sempre mais?
Uma empresa que quer se destacar precisa encontrar formas de atrair clientes. Especialmente no mundo atual em que cada vez mais empresas são criadas diariamente.
Sabendo que a fidelidade do cliente é fundamental para o crescimento de uma marca, é preciso pensar: como eu posso manter os clientes fidelizados e, além disso, atrair mais consumidores?
Uma das grandes opções é o cashback. Nós poderíamos começar o texto de hoje explicando o que é cashback, mas já há um texto aqui no blog sobre o assunto. Portanto, se você sentir necessidade de uma introdução maior ao tópico, basta clicar aqui.
A importância da tecnologia para retenção de clientes
A transformação digital é uma realidade. Ela se torna cada vez mais evidente com o passar dos anos. E os millennials estão aí para mostrar que essa tendência só vai crescer.
No último ano, uma pesquisa Ibope mostrou que 70% dos brasileiros já são internautas. Inclusive, a maioria deles prefere utilizar a internet por meio dos seus Smartphones.
Dentre outras coisas, essas pessoas utilizam essa tecnologia para:
- compra de produtos;
- pesquisa de recomendação de empresas;
- compreensão da qualidade de algumas mercadorias;
Inclusive, em alguns casos, os usuários têm pesquisado atividades de empresas para decidir se vale a pena comprar nelas ou não. Seja por motivos políticos ou por outras questões ideológicas.
Portanto, uma empresa que deseja ter shoppers fiéis precisa estar presente nas redes sociais e, além disso, ter cada vez mais inovações tecnológicas. Hoje, dois dos principais fatores de fidelização são justamente as tecnologias e as vantagens financeiras.
Cashback
As compras online são uma realidade e esse mercado tem que ser cada vez mais explorado por empresas que querem crescer. Como os consumidores acreditam que "cada centavo conta", você precisa oferecer vantagens.
Vamos pensar em um exemplo. Duas marcas de sabão em pó tem qualidade semelhante, mas uma oferece o cashback e a outra não. Qual você acha que o cliente vai escolher?
Por mais que uma delas seja mais barata, ainda é muito provável que o cliente escolha a mais cara que fornece o cashback. Afinal, o preço pode variar a qualquer momento, já as vantagens que uma marca oferece poderão ajudar o cliente em momento de pouco dinheiro no futuro. Ou seja, garantir que ele obtenha uma economia real nas compras.
Como nós vivemos em um momento no qual o trabalho informal ganha cada vez mais espaço, as pessoas estão se preparando para poder viver com um pouco mais de estabilidade.
Ou seja, a compra de hoje é pensada de forma a trazer benefícios para a próxima aquisição. Assim, o shopper garante que mesmo que o negócio próprio tenha um período não tão bom, suas economias garantirão os confortos de sempre.
Por quê o cashback e não um sistema de pontuação?
Pode ser que você ainda esteja reticente com relação ao cashback. Não surpreende tanto, pois por anos as empresas fizeram uso de programas de pontuação e sempre deu tudo certo.
Então, por qual motivo você deveria mudar a estratégia se ambos podem trazer a fidelização?
O sistema de pontuação permite que a pessoa consiga produtos ou serviços gratuitos. Em um primeiro momento isso pode até deixar o consumidor animado.
Entretanto, quando ele se vê entre um sistema de pontos e o cashback, o mais comum é que a segunda opção seja vista como mais vantajosa.
E não é muito difícil entender a lógica seguida por clientes. De um lado você tem um sistema de pontos que vai te garantir um prêmio. Geralmente, esse prêmio nem é algo que você compraria se fosse com o seu próprio dinheiro.
Do outro lado, você tem um sistema no qual você recebe uma quantia financeira depois de fazer uma compra. Você pode usar o seu dinheiro na sua próxima compra com algo que você já teria que comprar de qualquer forma.
Se duas marcas com qualidade semelhante de palha de aço são concorrentes acirradas. Uma tem como diferencial a pontuação e a outra tem o cashback, qual você acha que faria mais sucesso?
Fidelização e indústria
O brasileiro economiza com muitas coisas, mas o mercado definitivamente não é uma delas. É só analisar a crise do coronavírus para perceber isso.
Assim que as pessoas perceberam que não poderiam sair de casa, elas decidiram que era momento de estocar produtos. E nós não estamos apenas falando de produtos alimentícios. Lembre-se que o que mais sumiu das prateleiras foi o papel higiênico.
Portanto, as marcas precisam se preocupar mais com formas de fidelizar clientes do que com crises. Pois, um cliente fiel vai continuar comprando mesmo se estiver passando por dificuldades financeiras - desde que elas sejam superáveis, claro.
Ou seja, vale a pena investir em formas de atrair a sua clientela de forma vitalícia. E o cashback é uma das grandes sacadas para isso na atualidade. Especialmente se a sua ideia é pensar no futuro e já conseguir conquistar os millennials e a geração Z.