O que é um e-mail marketing e para que serve?

E-mail marketing é uma técnica de comunicação direta com os clientes através de e-mails.

Uma estratégia de e-mail marketing é essencial para varejistas alimentares, permitindo enviar mensagens comerciais e promocionais personalizadas, fortalecendo a relação com o consumidor além de aumentar as vendas dos itens promocionados. É um meio eficaz para divulgar produtos, ofertas e conteúdos relevantes, mantendo um canal de comunicação aberto e específico para cada cliente, o que é crucial para a fidelização e engajamento.

Quais as vantagens do e-mail marketing versus as redes sociais?

A grande vantagem do e-mail marketing versus as redes sociais, é a sua personalização de mensagem. Com ele, você tem a capacidade de enviar uma mensagem segmentada para cada tipo de consumidor, oferecendo uma análise mais detalhada sobre o comportamento do seu público-alvo. Além disso, o e-mail marketing não sofre interferência de algoritmos.

Outro ponto importante, é que e-mail marketing possui um baixo custo-efetivo e é ideal para construir relacionamentos de longo prazo com os clientes.

O que é e como utilizar uma lista de disparo?

Também conhecida como base de disparado, a lista é basicamente um grupo de usuários que vão receber o seu e-mail marketing. Cada ferramenta tem possibilidades diferentes de criar uma lista, em alguns casos você pode criar uma lista com base em um critério, como por exemplo, uma lista de Interessados em Frios e Congelados e incluir somente quem comprou congelados nos últimos 15 dias.

A lista é muito importante para que você envie a comunicação certa para o consumidor certo. Como consequência de uma lista bem segmentada, podemos observar ótimos resultados nas métricas Abertura, Clique e CTR.

Entendendo o fundamental de e-mail marketing

Para criar sua primeira campanha de e-mail marketing com excelência,vamos precisar passar por cada etapa para que você possa entender a importância de cada uma dela para a construção do melhor e-mail marketing possível.

Escolhendo o melhor assunto para o seu e-mail

O assunto do e-mail é, se não a mais, uma das mais importantes. A cada disparo, o assunto deve persuadir o usuário e o convencer a abrir o e-mail.É importante que o assunto seja sucinto e comunique com clareza o assunto que o seu e-mail aborda.

Para o assunto, recomendamos um texto de no máximo 40 caracteres, onde você pode fazer o uso de gatilhos mentais. Veja abaixo os gatilhos mais utilizados para assuntos de e-mail.

Curiosidade e Mistério

A ideia deste gatilho é instigar a curiosidade do usuário.

Exemplos:

“100 mil pessoas não podem estar erradas”

“Você tem 46 motivos para ler este e-mail”

“Só abra este e-mail se você gosta de promoção”

Benefício e Assunto Direto

Para dizer de forma prática ao usuário o que esperar do e-mail.

Exemplos:

“Padaria com 10% de cashback neste fim de semana”

“Aproveite mais ofertas com o aplicação Super IZIO”

“Só abra este e-mail se você gosta de promoção”

Urgência ou Escassez

Utilize para promoções e ofertas limitadas. A ideia é oferecer uma oportunidade que o usuários não pode perder.

Exemplos:

“SÓ HOJE! 20% de cashback em carnes”

“Ainda da tempo de aproveitar cashback em suas compras”

“10% de cashback por tempo limitado”

Evidência ou Resultado

Aqui era a “prova social”, onde você mostra ao usuário bons resultados para chamar atenção.

Exemplos:

“Como economizar até R$ 40 reais com cashback”

“Mais de 3.500 consumidores já se cadastraram no clube”

“Mais de R$ 50.000 reais distribuídos em cashback para membros do clube”

Como melhorar ainda mais o meu assunto?
  • Use emojis: Eles ajudam a diferenciar o seu e-mail do“mar de e-mails” da caixa de entrada do usuário.
  • Use números: ajuda a chamar atenção e passa credibilidade.
  • Use nomes reais: envie e-mails em nome de alguém em carne em osso, ao invés de enviar sempre em nome do seu varejo.
  • Utilize texto de apoio: Ele é ótimo para o seu usuário entender o que irá encontrar dentro do seu e-mail.

Por onde começar no corpo do e-mail?

O corpo do e-mail é onde você irá apresentar a sua oferta, campanha, aviso e ou notificação.

Para começar a escrever o corpo do e-mail, a nossa recomendação é que você comece pelo fim do e-mail, o Call to Action (CTA). O que você quer que o usuário faça? Baixe o seu app? Ative alguma oferta? Resgate algum cupom?

Após ter definido qual será o CTA do seu e-mail, vá em frente e escreva tudo que será necessário para o usuário concluir a tarefa do CTA com sucesso.

O corpo do e-mail deve ser fácil de ler, então sinta-se livre para utilizar negrito, itálico, cores diferentes e tudo que você tiver ao seu favor. Parágrafos curtos e bullet points (tópicos) são uma ótima pedida para criar um conteúdo de alta performance.

Caso a sua plataforma de e-mails permita, otimize para dispositivos moveis, já que hoje em dia 53% dos e-mails são abertos em celulares.

Quer saber a melhor maneira de colocar imagens no e-mail?

Nossa recomendação é que você sempre converta as imagens para o formato webp. Você pode facilmente encontrar conversores de graça no Google. Basta pesquisar: [FORMATO da imagem em questão] para WEBP.

Métricas que você deve prestar atenção

As métricas de e-mail marketing são a sua bússola para saber se você está indo no caminho certo ou não. Elas são responsáveis por mostrar se o conteúdo enviado para o seu consumidor é relevante ou não.

Atualmente, temos 4 métricas de e-mail marketing que recomendamos que você preste atenção:

Taxa de abertura

A porcentagem de usuários da lista de disparo que abriram o e-mail. Ela é extremamente importante para entender se o assunto do e-mail é relevante.

Taxa de Clique (CTR)

A porcentagem de usuários que clicaram em qualquer link do e-mail. A taxad e clique é essencial para entender se o conteúdo do e-mail condiz com a expectativa do usuário após ler o assunto.

Taxa de cancelamento

A porcentagem de usuários da lista de disparo que cancelaram o recebimento de e-mails do seu domínio. Esta taxa é importante para entender o que fez com que seu usuário perdesse interesse em receber seus e-mails.

Taxa de rejeição (bounce)

A porcentagem de usuários que não receberam o e-mail por motivos técnicos. A taxa de rejeição será principalmente utilizada para realizar limpezas na sua lista de disparo.

Mais do que “dados” para o seu varejo analisar se os usuários estão abrindo ou clicando nos e-mails, as métricas são responsáveis para entender o sucesso e a saúde dos seus e-mails marketing.

Como saber se minhas métricas estão boas?

Segundo uma análise da IZIO&Co com mais de 20 varejistas alimentares espalhados pelo Brasil, em 2023 a taxa de abertura média foi de 7,3%, enquanto o CTR foi de 4,5%.Quando olhamos para esses dados vemos que a taxa de abertura é baixa, enquanto o CTR é 2p.p acima da média varejista brasileira. Isso é um claro déficit na segmentação de lista de disparo, onde os usuários não estão interessados pelo e-mail enviado, por isso a baixa abertura, enquanto os que abriram o e-mail estavam interessados e realizaram a ação de clique no e-mail.

Nós acreditamos que seguindo este tutorial, você poderá alcançar altos níveis de taxa de abertura, chegando a mais de25%, e manter uma boa taxa de cliques, próxima dos 5%.

Tornando-se um expert em e-mail marketing

Agora que você aprendeu o fundamental para criar campanhas de e-mail marketing, vamos te mostrar o que os especialistas de e-mail marketing nunca te contam.

Limpe sua base de disparo com frequência

Você sabia que 30% dos usuários de e-mail mudam seus endereços e-mailsanualmente? Por isso é importante criar um fluxo de limpeza das suas listasde disparo.

  • Identifique os contatos que não abrem seus e-mails há mais de 90 dias!
  • Envie uma campanha de reativação!
  • Ao fim da campanha, exclua da base aqueles que não reengajaram com os seus e-mails.

A limpeza é extremamente importante para manter a saúde do seu domínio de e-mail, além de melhorar suas métricas.

Execute testas A/B para entender o seu público

Testes A/B são essenciais para conhecer o que funciona nos seus disparos de e-mail marketing. Com a execução de testes A/B, você pode medir a efetividade de diversos elementos do seu e-mail, tais como linhas de assunto, layouts, conteúdo e CTAs. Esse método consiste em enviar duas ou mais variantes de um e-mail para diferentes públicos, onde ao final de um período você irá analisar qual performou melhor com base no seu objetivo.

Um ponto de extrema importância para realizar um teste A/B é saber separar a lista de disparo aleatoriamente em dois grupos de teste. Quanto maior a quantidade de usuários na lista, mais fidedigno o resultado.

Sempre que for realizar um teste A/B, recomendamos a utilização de uma calculadora de tamanho de amostra. Com essa calculadora, você terá o resultado de quantas pessoas devem receber cada teste. Após 5 horas do teste A/B ter sido executado, você já pode analisar e descobrir qual teste foi campeão, e então envia-lo para o restante dos usuários da lista de disparo, também conhecido como grupo de controle.

Fazendo um teste A/B na prática:

  1. Escolha a variável que você quer testar.
  2. Faça duas ou mais versões do mesmo e-mail trocando a variável em questão.
  3. Determine, com o auxílio da calculadora de amostra, quantas pessoas irão receber cada versão do teste.
  4. Separe as listas na sua plataforma ou CRM.
  5. Determine quanto tempo o teste irá durar antes de observar os resultados.
  6. Envie as versões de teste!
  7. Após a análise, envie o e-mail vencedor para o grupo de controle.

Fique de olho na entregabilidade dos seus e-mails

A taxa de entregabilidade é extremamente importante. Uma taxa abaixo de95% requer atenção, pois um domínio com baixa entregabilidade pode resultar em:

  • Provedores de e-mail podem parar de aceitar e-mails desse rememtente.
  • A taxa de entregabilidade pode começar a cair sem parar (efeito bola de neve.)

Para que você possa garantir uma boa taxa de entregabilidade que vá além do conteúdo que você envia em suas campanhas, é preciso ficar atento nos seguintes itens:

Domínio e IP

É importante ter um domínio de qualidade e um IP próprio, que não seja compartilhado com outros endereços de email.

Sender Policy Framework

Configuração na sua plataforma de e-mail marketing, ou CRM, a qual autoriza a sua plataforma a enviar e-mails em nome do seu domínio. Autorizar a plataforma a enviar em seu nome é muito mais eficaz do que utilizar uma mascará de e-mail, ou seja, quando você dispara o e-mail pelo IP da plataforma.

Autenticação DKIM (Domain Key Identified E-mail)

Também configurado na sua plataforma de e-mail marketing ou CRM, o DKIM é responsável por assinar digitalmente cada e-mail enviado.

Os itens acima são essenciais para aumentar a autoridade do seu domínio de e-mail. Na maioria dos casos, quando você contrata uma plataforma de e-mail marketing ou CRM, elas já estão configuradas, mas vale conferir.

O conteúdo do seu e-mail também é relevante para a entregabilidade do e-mail. E-mails com as características abaixo possuem uma taxa de entrega mais alta

  • Equilibre a quantidade de texto e imagens do e-mail.
  • Formate o seu HTML corretamente, seguindo as hierarquias do HTML.
  • Não esqueça de sempre adicionar “alt text” nas imagens.

Além das configurações, você deve realizar limpezas frequentes na sua lista de disparo e enviar conteúdos relevantes, se não o seu usuário não olhara o e-mail, ou pior, marcará como spam.

Monitore os resultados de maneira correta

Devemos saber com que frequência e como monitorar os resultados das campanhas de e-mail marketing. Aqui não há muito segredo, a sua plataforma de e-mail marketing ou CRM já disponibilizará os dados, porém vamos te mostrar o que analisar e quando analisar.

Semanalmente

Identifique o que está dando certo e errado na campanha, analisando:

  • Taxa de abertura.
  • Taxa de clique (CTR).
  • Taxa de cancelamento.
  • Reclamações de SPAM.

Mensalmente

Faça uma análise mais profunda para entender o resultado da estratégia, analisando:

  1. Horários e dias de envio dos e-mails.
  2. Assuntos e tópicos abordados.
  3. Tipos de e-mail enviados (promocional ou informativo).

Trimestralmente

Identifique tendências e desenhe o futuro da estratégia, analisando:

  • As segmentações de público-alvo.
  • As principais métricas utilizadas
  • O que funcionou vs o que não funcionou.

E por último mas não menos importante: saiba quando enviar e-mail marketing

Um e-mail marketing sobre promoção de sorvete enviado durante o inverno pode não performar tão bem se comparado à uma oferta de sopa na mesma data.

Entender a sazonalidade das ofertas é importante para o e-mail performar bem, mas não é só isso que importa. Na hora de enviar uma campanha demarketing, você precisa entender os dias da semanas e horários que o e-mail irá performar melhor.

A melhor alternativa para descobrir isso é realizando destes e anotando todos os períodos de envio. Não há um número absoluto para definir quando você deve enviar, mas se está começando do zero, recomendamos acessar o nosso estudo onde analisamos mais de 20 redes varejistas para descobrir o melhor período para enviar e-mails marketing.

IZIO&Co

Sobre o autor

A IZIO&Co é a mais completa solução de comunicação e eficiênciaconexão com o shopper para a cadeia varejista no Brasil. Com o propósito de tornar o varejo mais fácil, a startup atua por meio do IZIO Loyalty, oferecendo produtos de CRM, alavancas de promoção, aplicativos whitelabel e vendas, e com o aplicativo de cashback Mangos, que coloca a indústria em contato direto com o consumidor final. No mercado desde 2014, a marca conta com mais de 13 milhões de CPFs cadastrados em sua plataforma e 100 clientes no portfólio como Clube Serra Azul, Pague Menos, Catupiry, Três Corações, Ovomaltine e Nissin.