No mundo digital de hoje, o varejo tem desafios especiais em se conectar com os clientes. Por sorte, há várias comunicação para varejistas que podem ajudar. Elas melhoram o envolvimento com os consumidores, a fidelização e, assim, o sucesso das lojas.

As melhores ferramentas de comunicação para lojistas incluem:

  1. Notificações push (via aplicativos)
  2. SMS
  3. E-mail marketing
  4. Comunicações dentro do aplicativo (como banners e pop-ups)
  5. Comunicação no local de venda

Cada ferramenta de comunicação para varejo tem seus pontos fortes. Isso deixa que os varejistas usem estratégias de comunicação para varejo feitas sob medida. Este artigo vai detalhar as vantagens de cada uma dessas ferramentas de comunicação para varejistas. Vamos ver como elas podem melhorar o marketing para varejo.

A importância da comunicação eficaz no varejo

A comunicação eficaz é chave no varejo. Ajuda a criar laços duradouros com os clientes ao entender seus gostos e necessidades. Quase todos os clientes compram mais de empresas que oferecem bom atendimento.

Construindo relacionamentos duradouros com os clientes

Uma comunicação eficaz ajuda a criar laços sólidos com os clientes. Isso porque quando os lojistas falam de forma direta e personalizada, conhecem o que as pessoas realmente querem. Descobrimos que 76% dos brasileiros evitam empresas que não atendem suas expectativas.

Aumentando a visibilidade da marca e impulsionando as vendas

Comunicar-se bem além de melhorar o relacionamento com os clientes, destaca a marca e aumenta as vendas. Ao engajar de forma certeira, lojistas ganham a fidelidade dos consumidores. Isso impacta positivamente seus lucros. A experiência ruim faz 71% dos clientes ficarem insatisfeitos.

Notificações push: a ponte direta com o cliente

As notificações push são ótimas para lojistas. Elas criam um jeito direto e rápido de falar com os clientes. Pelo aplicativo da loja, as lojas mandam novidades, promoções, dicas e alertas importantes no mesmo instante.

Essa forma de falar com os clientes é muito boa para o comércio. As notificações push fazem os consumidores se interessarem mais. Elas ajudam a fortalecer a relação do cliente com a marca.

Com as notificações push, os lojistas podem enviar mensagens feitas especialmente para cada cliente. Isso faz a experiência de compra ficar mais bacana. E clientes felizes, compram mais do seu negócio.

O poder do SMS para comunicação rápida e direta

O SMS (Short Message Service) é ótimo no varejo. Ele permite que você fale com seus clientes diretamente e sem demora. Diferente de e-mails ou redes sociais, quase todo mundo vê suas mensagens de texto. Afinal, a maioria das mensagens SMS são abertas, em média, 98% das vezes.

Alcançando os clientes em qualquer lugar

Com o SMS no varejo, os lojistas alcançam seus clientes onde quer que estejam. Eles podem mandar mensagens a todo momento. Isso funciona bem, já que geralmente todos têm um smartphone consigo. Assim, a comunicação via SMS para lojistas é super eficaz.

Promoções e ofertas exclusivas via SMS

O SMS no varejo não só é prático, mas também excelente para oferecer promoções. Ao enviar promoções por SMS, os clientes se sentem especiais. Eles têm mais chance de comprar imediatamente, o que ajuda o negócio.

E-mail marketing: a ferramenta clássica ainda relevante

Apesar das novas formas de comunicar, o e-mail marketing segue vital para o comércio. Ele atinge, segmenta e personaliza, conectando lojas e clientes de modo eficaz.

Criando campanhas de e-mail personalizadas

As campanhas por e-mail deixam lojistas oferecer conteúdo feito sob medida. Isso baseado nos gostos e preferências de quem compra. A estratégia ajuda a fortalecer laços e melhora o resultado das promoções.

Integrando e-mail com outras ferramentas de comunicação

Além disso, é possível atrelar o e-mail marketing a aplicativos, SMS e notificações diretas. Essa união potencializa a comunicação e cativa mais o público-alvo.

Comunicação dentro do aplicativo: uma experiência imersiva

Para os varejistas, a comunicação dentro do aplicativo da loja é muito importante. Ela torna a experiência do cliente mais rica e personalizada. Isso ajuda a fidelizar os clientes.

Banners e pop-ups estratégicos

Banners e pop-ups são usados para informar sobre promoções e novos produtos. Isso deixa a comunicação visualmente atraente. Também ajuda a destacar a marca e os produtos essenciais.

Notificações push dentro do aplicativo

As notificações push oferecem uma forma direta de comunicação. Elas mantêm os clientes atualizados sobre promoções e novidades. Isso aumenta o envolvimento e a fidelidade dos usuários com a marca.

Comunicação para varejistas no ponto de venda

As ferramentas digitais são importantes para os varejistas, mas a comunicação física no ponto de venda (PDV) é chave. Ela permite que os clientes interajam diretamente com a marca no momento da compra.

Displays informativos e atrativos

A comunicação no ponto de venda para varejo começa com displays que atraem e informam. Usar desde cartazes até telas digitais é essencial. Essas estratégias de comunicação física para lojistas melhoram a experiência de compra.

Interação presencial com os clientes

Além do visual do PDV, o atendimento presencial no varejo é crucial. Vendedores treinados e atenciosos fazem a diferença nas vendas e na fidelização dos clientes.

Conclusão

Hoje, ser eficaz na comunicação é chave para o varejo. As melhores ferramentas e estratégias ajudam os lojistas a se conectar de verdade com os clientes. Isso aumenta a visibilidade da marca e vende mais.

Os varejistas contam com várias formas de se comunicar. Desde notificações no celular até e-mails, podem falar com seus clientes de muitos jeitos. Essa comunicação personalizada é importante para quem quer atender bem um público sempre conectado.

A comunicação no ponto de venda não fica para trás. Permite que o cliente conheça a marca de perto. Juntando o online com o off-line, os varejistas fortalecem sua comunicação. Isso ajuda a criar laços verdadeiros com quem compra deles.

Resumindo, ter uma comunicação estratégica, que usa várias formas de se comunicar, é essencial. Para se destacar e fazer sucesso no varejo, investir nessas práticas é fundamental. Pode ser a diferença entre ganhar ou perder no mercado.

IZIO&Co

Sobre o autor

A IZIO&Co é a mais completa solução de comunicação e eficiênciaconexão com o shopper para a cadeia varejista no Brasil. Com o propósito de tornar o varejo mais fácil, a startup atua por meio do IZIO Loyalty, oferecendo produtos de CRM, alavancas de promoção, aplicativos whitelabel e vendas, e com o aplicativo de cashback Mangos, que coloca a indústria em contato direto com o consumidor final. No mercado desde 2014, a marca conta com mais de 13 milhões de CPFs cadastrados em sua plataforma e 100 clientes no portfólio como Clube Serra Azul, Pague Menos, Catupiry, Três Corações, Ovomaltine e Nissin.