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Desvendando os Maiores Mistérios da Fidelização de Clientes

Se você é um empreendedor, sabe que a fidelização de clientes é algo extremamente importante para o crescimento do seu negócio. Primeiro que é muito mais barato fazer um cliente recorrente comprar de você; segundo que um cliente satisfeito vai lhe render outros clientes por meio da indicação.

Entretanto, fazer um cliente voltar pode não ser tão simples quanto parece. Boa vontade, muitas vezes, não é o suficiente. Com a alta competitividade e grande oferta no mercado, você pode estar perdendo grande parte de sua clientela para a concorrência.

Mas como fazer para lidar com essas dificuldades e todas as variáveis envolvidas no processo de compra hoje em dia? Como fazer para não só atrair clientes, mas para manter seu interesse em continuar realizando transações com você?

Acompanhe-me para desvendar os maiores mistérios por trás da fidelização e siga as dicas, pois lhe ajudarão muito.

Analise sua realidade

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O primeiro passo é analisar sua situação real de hoje. Seus clientes estão retornando à sua empresa? Qual a porcentagem de clientes que faz negócio com você e não volta mais e daqueles que ficam? Sabendo os números, dedique-se a descobrir o porquê das coisas estarem como estão.

Como fazer isso? Pode parecer meio óbvio, mas uma excelente forma de descobrir é perguntando. Entre em contato com seu consumidor e pergunte porque ele nunca mais foi na loja. Para aqueles que são fiéis, pergunte o motivo de estarem ali, de gostarem de fazer negócios com você.

Tendo todos estes dados valiosos na mão, anote-os e crie um plano de melhorias. Agora você sabe os pontos fortes que tem, que deve enfatizar, e também os pontos fracos. Sabe o que seu concorrente está fazendo que está gerando um resultado para ele e tirando seus clientes. Você pode montar um cenário para ação baseado em diversas coisas que seu concorrente faz que estão dando certo para ele; mas você fará ainda mais criativamente e melhor.

Esse tipo de análise e planejamento são importantes serem feitos o tempo todo. Sempre analise os resultados para verificar se suas ações estão funcionando, adapte e aprimore seu planejamento conforme as necessidades, andamento e descobertas feitas durante o plano. Quanto mais você analisar, mais conhecerá sobre seu público e será capaz de estreitar seu relacionamento, gerando fidelização.

Atendimento Diferenciado

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Qual a única que coisa que você tem que não pode ser copiada por ninguém? Seu jeito de ser! Sendo assim, a qualidade do atendimento que você oferece é um dos diferenciais de maior impacto que você tem no seu negócio.

Lembre-se que todo mundo gosta de ser bem tratado e sentir que os outros realmente se importam com ele. Você deve ter uma equipe de vendas treinada para ver as necessidades do seu cliente e tratá-lo como ele quer ser tratado, e não fique tentando empurrá-lo um monte de coisas – nem, tampouco, ser indiferente. É necessário que o vendedor tenha sensibilidade e saiba ouvir e se colocar no lugar do comprador.

Já que é para o seu cliente que você vende e está procurando atender os desejos, faça dele o centro de seu negócio, para qual os maiores esforços são destinados. Ele deve ser o motivo de todo o trabalho, não o produto ou a própria empresa.

Encontrar o Cliente Certo

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Muitos empresários gastam rios de dinheiro e energia tentando alcançar o maior número de pessoas possível, sem analisar se, de fato, essas pessoas são clientes em potencial. Mas não adianta tentar ficar milionário querendo agradar a todo mundo. O grande alcance dos homens de sucesso se dá justamente pelo fato d’eles saberem exatamente quem é o seu cliente certo e terem foco total em manter suas necessidades satisfeitas.

Utilize sua energia em captar/manter os tipos de clientes certos, aqueles que vão se identificar com sua empresa e vão querer continuar comprando de você. Faça pesquisas: descubra quem é seu potencial consumidor, aonde você pode encontrá-lo, como pode agradá-lo, como impacta-lo; quais são seus sonhos, desejos, frustrações, medos, expectativas, e assim por diante.

É fundamental que você utilize de técnicas de marketing para saber como impactar seu consumidor ideal.

Gere Recompensas em Programas de Fidelização

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Muitas vezes, a qualidade de seus produtos e serviços pode não ser garantia de que terá clientes fiéis. Por isso, é importante que você gere recompensas.

As empresas de marketing LoyaltyOne e Epsilon International fizeram uma pesquisa e descobriram que aproximadamente 27% dos brasileiros que estão em um programa de fidelização sentem motivação para voltar a fazer negócios com o mesmo estabelecimento.

Os programas de fidelidade são programas de incentivo constante para motivar os consumidores a continuarem fazendo negócio com você. Eles são construídos estrategicamente para gerar fidelização de clientes; logo, oferecem resultados notáveis.

Estes tipos de programas gerenciam cada comprador permitindo que você crie promoções, facilidades e recompensas para cada indivíduo que desejar, bem como instigar seu desejo de voltar por meio do envio de imagens e conteúdos relevantes. Acaba trazendo uma vantagem competitiva muito grande sobre as outras empresas o fato de você ter um canal de comunicação direta com ele (como e-mail, mensagens SMS, etc.)

Com a observação e implementação dessas práticas no seu negócio, você será capaz de ter resultado incríveis na sua empresa, originando clientes não só satisfeitos, como fiéis. Exige trabalho e pesquisa, mas os frutos são evidentes.

Para você que deseja dar um passo consistente na fidelização de seus clientes de forma simples, a IZIO oferece para você programas de fidelidade em sistemas automáticos e altamente desenvolvidos, produzidos por uma equipe muitíssimo qualificada.

Confira AQUI nosso programa para o varejo – você vai se surpreender com as facilidades e com o que podemos fazer por seu negócio.

Christian Vincent
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Christian Vincent

Formação em engenharia na UFRJ, Pós Graduação em Finanças pela FGV-RJ, Mestrado em Administração pela PUC-RJ e Curso de Extensão em Business na Kellogg School of Management em Chicago. Trabalhou nas principais empresas financeiras e de financiamento ao consumo do mercado brasileiro e é especialista em comportamento do Shopper e Serviços Financeiros.
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