Tenho participado de várias frentes de discussões, grupos de estudos e , principalmente, muita discussão sobre qual  caminho o varejo tomará!

No último evento Fintech View, alguns insights ficaram ainda mais fortes!

Algumas percepções e insights:
1) As mudanças estão muito rápidas e, por consequência, a especialização é fundamental! Não adianta querer fazer tudo para todos! O tempo de implantação de um novo produto é imediato, ou quase!

2) Os meios de pagamentos vão sofrer muitas mudanças…Nem sei se as atuais adquirentes e bandeiras serão as mesmas do que são hoje, ou pelo menos terão modelos de negócios repensados. Me arrisco a dizer que o modelo Bitcoin/Blockchain poderá ser o padrão em pouco tempo. Pouco tempo mesmo!

3) O poder está nas mãos dos clientes, dos consumidores! Essa é uma afirmação “batida”, mas acho que agora o poder realmente será assumido. Os clientes já perceberam isso! É o cliente que vai decidir como pagar, quanto pagar e até mesmo as ofertas que vai querer receber! Com muitas informações disponíveis, o cliente está com muito mais força, mais poder!

4) O Marketing Tradicional dará espaço para o Marketing Personalizado! As ofertas do varejo para o cliente serão totalmente personalizadas – “Oferta Certa para o Cliente Certo”. Empresas que usam broadcast ou spam como regra (ou falta de regra) serão excluídas da preferência do cliente! O Machine Learning para segmentação e/ou recomendação serão conhecimentos básicos em marketing!

5) Lojas não serão ponto de venda! Lojas serão ponto de experimentação!

Continuarei estudando,  aprendendo e participando de eventos e feiras, mas sem perder o foco do IZIO!

Nosso objetivo é estreitar as inúmeras possibilidades que aparecem em tecnologia e inovação e transformar todo esse conhecimento em plataforma para o Varejo! Sempre com o foco no cliente, eficiência e maior venda !

Christian Vincent
Siga-me

Christian Vincent

Formação em engenharia na UFRJ, Pós Graduação em Finanças pela FGV-RJ, Mestrado em Administração pela PUC-RJ e Curso de Extensão em Business na Kellogg School of Management em Chicago. Trabalhou nas principais empresas financeiras e de financiamento ao consumo do mercado brasileiro e é especialista em comportamento do Shopper e Serviços Financeiros.
Christian Vincent
Siga-me

Comments

comments