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10 Dicas Incríveis para Fidelizar Clientes no Varejo

Ter um negócio nos tempos atuais não é tarefa fácil não é mesmo? Além de ter que lidar com a situação econômica que o país vive é necessário ter muito jogo de cintura para se manter firme no mercado, não é só simplesmente ter capital para abrir um negócio, é saber enfrentar os problemas e aprender com as adversidades.

Falando especificamente do varejo encontramos a tarefa de se sobressair mostrando um diferencial em um meio tão concorrido. São tantos concorrentes parecidos que acaba se tornando difícil mostrar um diferencial e fidelizar clientes no varejo.

Outro ponto que observamos e que se torna uma dificuldade é manter um cliente fiel. Com o fácil acesso as informações e disseminação das mesmas os clientes passam a ser ainda mais críticos. Se uma empresa oferece o mínimo ou não atende as expectativas do cliente ele não só deixa de consumir os produtos ou serviços daquela marca, como torna público sua opinião nas redes sociais e é sabido que um cliente que sai insatisfeito da loja leva pelo menos 10 junto com ele.

Por conta disso é muito importante fidelizar seus clientes para manter sempre uma reputação sólida no mercado e é claro, garantir o crescimento da empresa.

Foi pensando nesse assunto tão importante que a Izio listou 10 dicas que irão te ajudar a fidelizar cada vez mais clientes de uma forma assertiva e objetiva.

Conheça seus clientes, com quem estamos falando?

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Parece obvio, mas não é, muitas empresas perdem seu foco por não saber com quem estão falando. É para eles e por eles que sua marca existe. Pensar em vender um produto ou serviço sem antes pensar para quem eles devem ser direcionados é um erro crasso. Por isso, a primeira etapa para fidelizar seus clientes é saber quem eles são, quantos anos eles têm, onde moram, porque eles precisam de tais produtos, com qual frequência eles compram. Somente a partir dessas informações conseguimos pensar em um planejamento assertivo focado em atender as expectativas do cliente.

Faça cadastro, saiba usar as informações dos seus clientes e fidelizefaca-cadastros

Depois de saber quem são seus clientes é preciso reunir o máximo de dados sobre eles. Conseguimos organizar esses dados através de cadastro, ele ajuda a direcionar quais as melhores formas de se comunicar com esse cliente.

É possível criar um simples questionário para obter essas informações principalmente se a empresa tem canal virtual. Mas também é possível realizar esse cadastro na loja no momento em que o cliente for finalizar suas compras por exemplo. Depois de reunir as informações é importante organizar as mesmas e manter atualizado este mailing.

Mantenha contato não deixe de ir atrás do cliente

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É sempre importante explorar o seu mailing enviando ao cliente sempre alguma informação que seja relevante como promoções, datas de funcionamento. É inclusive interessante enviar alguma mensagem em datas comemorativas como aniversários, dessa forma o cliente se sente importante para a empresa.

Parcerias, porque não te-las?

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Essa é uma ferramenta que deve ser explorada sempre que possível. Agregar serviço a sua loja pode chamar atenção do público oferecendo algum tipo de benefício ao cliente. É através do benefício que o cliente vai encontrar valor percebido a marca, porque ir em um mercado X se posso ir no Y?É com valor agregado muitas vezes que o cliente tem suas preferências. Além do preço, qualquer diferença no serviço será crucial para manter o cliente frequentando seu estabelecimento. Uma parceria com um estacionamento caso a loja não ofereça, parcerias com algum cinema oferendo o cupom acima de determinado valor de compra por exemplo. Com parcerias todos saem ganhando, você, sua marca e a marca agreda e é claro, o cliente.

Capacite seu atendimento ele é seu cartão de visita

Esse é um tópico que deveria ser premissa para as lojas, mas hoje infelizmente, muitas delas deixam esse item por último na lista ou mesmo esquecem de falar sobre. O atendimento da empresa é o cartão de entrada para o cliente e isso fará diferença no retorno ao estabelecimento. Dar um bom dia, boa noite, ser solicito mostrar a atenção que a empresa tem com seus clientes mostra a preocupação com o consumidor. Imagine que você vai ao um mercado e ele oferece um bom preço, mas o atendimento é péssimo. Sem dúvida na próxima oportunidade esse mercado não será sua primeira escolha.

Distribua brindes para fidelizar clientes no varejo

Todo cliente gosta de um agrado, afinal receber um presente é sempre bom. Essa é uma tática muito eficaz para clientes frequentes porque eles se sentem importantes, como de fato são. A distribuição de brindes também pode ser direcionada aos primeiros clientes, aos que comprarem determinado produto.Utilizar dessa ferramenta também desperta interesse do cliente em voltar e a lembrar da marca tendo um objeto ou experiência ligada a ela.

Promoções, todo mundo gosta

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Faça promoções elas sempre funcionam para fidelizar seu cliente. Além de captar os clientes elas ajudam no giro do estoque. Mas é importante saber o tom da promoção para que não fique a impressão de que o produto em promoção está sendo desovado, faça uma boa comunicação e valorize esse produto. Dessa forma o cliente se sente mais seguro em comprar um produto em promoção.

Comunique sua marca mostre sua existência

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Este também seria um item premissa, mas é deixado de lado normalmente por conta de custos. Hoje com as inúmeras possibilidades de comunicar a existência da uma marca é quase que impossível não usar de nenhuma ferramenta para isso. Que seja um site simples, uma página do Facebook mas a marca precisa atingir seu público de alguma forma. A melhor estratégia é o perfil do seu cliente quem vai dizer.

Organize sua loja, um bom ambiente é sempre aconchegante

É comprovado que a ambientação da loja influencia ou atrapalha no momento da compra. Entrar em um mercado e ver os produtos largados e bagunçados já desanima o cliente a finalizar a compra e principalmente a voltar. Mantenha sua loja sempre limpa e organizada e seu estoque mais ainda. Quando possível ambiente um corredor para chamar a atenção para determinado produto, estimule e fidelize seu cliente.

 

Programa de fidelidade, a chave mestra para fidelizar clientes no varejo

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Os programas de fidelidade estão cada vez mais em voga quando o assunto é planejamento da empresa. Eles não só oferecem consultoria de mercado como também elaboram estratégias para atingir o público com mais assertividade. É como se todas as dicas acima e ainda outras estivessem unidas a seu favor e ainda melhor, com um custo acessível e o retorno garantido.

Alguns programas cobram o cliente somente após o primeiro retorno, como a Izio, que garante primeiro o retorno e satisfação do cliente e só depois passa a cobrar pelos serviços.

Elaborando estratégias sólidas o retorno para o investidor é garantido e ele vai passar a te uma relação nova com o mercado e com o seu público.

Quer conhecer mais sobre os programas de fidelidade para Varejo, clique aqui e descubras as inúmeras vantagens em ter ao seu dispor essa ferramenta avançada de automação de marketing.

 

Christian Vincent
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Christian Vincent

Formação em engenharia na UFRJ, Pós Graduação em Finanças pela FGV-RJ, Mestrado em Administração pela PUC-RJ e Curso de Extensão em Business na Kellogg School of Management em Chicago. Trabalhou nas principais empresas financeiras e de financiamento ao consumo do mercado brasileiro e é especialista em comportamento do Shopper e Serviços Financeiros.
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