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5 Passos Inteligentes para Fidelizar Clientes em Supermercados

Hoje o número de supermercados está se multiplicando em todo o País. Já existem grandes redes  consolidadas no mercado e novas parcerias e estabelecimentos vêm surgindo a cada dia.

O que fazer então para que o seu estabelecimento seja o favorito, o escolhido para que as pessoas façam suas compras? Este é o maior desafio de todos os varejistas do ramo, pode ter certeza.

O grande segredo é atrair novos clientes e conhecer os seus clientes atuais. Já pensou se você precisasse conquistar seu cliente apenas uma única vez e depois disso, se ele continuasse a comprar no seu supermercado por muitos e muitos anos, indicando o seu estabelecimento aos amigos e parentes? Será que é possível tornar um cliente fiel, que acredite nos seus serviços e produtos e que tenha preferência pelo seu supermercado? Será que é possível?

Sim, é possível! Inúmeros outros varejistas já sacaram as ideias geniais para poder fazer com que esse fenômeno aconteça. Descubra agora quais são 5 Passos Inteligentes para fidelizar clientes em supermercados.

Ofereça um excelente atendimento durante as compras

Tudo pode acontecer no interior de uma loja. Filas longas, vendedores indelicados, insistentes ou ausentes, loja desorganizada, ausência de preço nos produtos, o scanner do caixa que lê preços diferentes dos marcados no produtos…  Acontecimentos desse tipo podem fazer o cliente desistir de uma compra planejada.

Segundo especialistas, cerca de 85% da clientela decide o que levar para casa quando está na loja. Portanto, preocupe-se em ter um ambiente planejado e que atraia os clientes. Lembre sempre da máxima: “um cliente satisfeito irá transmitir a sua satisfação para quatro ou cinco amigos, mas um cliente insatisfeito contará seus problemas ao dobro de pessoas”.

A excelência no atendimento ao cliente na hora da compra é primordial. Porém, para conquistar o seu cliente efetivamente, esse aspecto por si só não basta.

É mantendo um canal de atendimento fora da loja que vai te diferenciar dos demais e que vai fazer com o que o seu cliente priorize a ida ao seu supermercado diante das demais opções.

Ofereça um excelente atendimento pós-venda

O atendimento pós-venda é um elemento importantíssimo para tornar seu cliente fiel ao seu supermercado. Isto porque, com este serviço oferecido, a empresa demonstra responsabilidade pelos produtos e serviços que vendeu.

Diversas formas de pós-venda podem ser adotadas com sucesso. A principal ferramenta que tem sido eficaz é a terceirização de centrais de telemarketing. Neste serviço, o cliente entra em contato através de um número de discagem gratuita (0800) e o atendimento presta as informações solicitadas, ou serve de ouvidoria para dúvidas, reclamações e sugestões. É um excelente canal empresa-cliente, já que tenta solucionar dúvidas e problemas dos clientes.

Portais de autoatendimento no próprio site da empresa na internet também são boas ferramentas de  atendimento pós-venda. Manter um portal no site do supermercado com pessoas especializadas por trás dele, é vantajoso, pois o custo é baixo e é bastante eficiente.

Uso das redes sociais para envolver os clientes

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As redes sociais são um canal direto de comunicação. Use esse meio dinâmico para direcionar promoções, sorteios e eventos que atraiam a atenção das pessoas e as motivem a se envolverem mais com o seu supermercado. A sua marca pode falar com o público, ouvi-lo, responder dúvidas e conhecer suas necessidades e demonstrar seu real interesse por ele.

É importante ter um conta no Twitter, no Facebook e até mesmo no Instagran. Crie algo que mantenha o cliente conectado com sua marca. Postagens informativas sobre alimentação, saúde e qualidade de vida, dicas de cuidados para a casa, por exemplo, levam o nome do supermercado à muitas outras pessoas e faz com que a marca seja sempre lembrada. Lembre daquele velho ditado “quem não é visto não é lembrado!”

Tenha esse diferencial, valorize o uso das redes sociais.

Conheça a sua concorrência

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Para ser imbatível na fidelização de clientes em supermercados e superar a concorrência: descubra o que ela faz e tente fazer igual ou melhor. Descubra o que os outros supermercados estão realizando para tornar seus clientes fiéis e  use essas informações ao seu favor. Saber o que o concorrente faz ou já fez direciona o que você tem que fazer e serve para saber o que funciona ou não, sem desperdiçar tempo e recursos.

Uma estratégia bastante usada por vários segmentos, não somente supermercados, é ter clientes ocultos. Clientes ocultos são pessoas contratadas para visitar uma empresa e passar por uma experiência de compra, e depois montar um relatório detalhado da experiência que tiveram. Aqui é simulada a jornada de compra daquele produto. Saber o que a outra marca fez para fidelizar o cliente é útil para planejar métodos alternativos para superar a concorrência. Utilizar a mesma estratégia que teve êxito ou até mesmo melhorar, adaptar e incorporar no atendimento é uma ação afirmativa e eficaz, não tenha dúvidas.

Programa de fidelidade para Supermercados

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Além de todos os fatores que foram ditos aqui, o programa de fidelidade é o fator decisivo para ter um cliente fiel. Esta estratégia é assertiva e vai fazer com que as pessoas confiem e preferiram o seu estabelecimento dentre os outros inúmeros supermercados. Seu cliente se cadastra em seu sistema e, a partir dali, você pode ter um contato direto com o mesmo, quando desejar. Sendo assim, você pode enviar informações importantes, conteúdos de instrução, informações sobre novidades, sorteios e descontos especiais.

Esse tipo de estratégia aumenta a participação de clientes antigos, aumenta a porcentagem de novos clientes, proporciona a retenção de novos clientes, aumenta e incentiva o fluxo de compras.  Impossível não conseguir reter um cliente com um programa de fidelidade!

Você já conhece o programa Izio? O Izio é um programa de fidelidade sensacional. Com o Izio será muito mais fácil conhecer quem está comprando na sua loja e através de técnicas e estatísticas, agir de forma assertiva nas suas ações e campanhas de marketing. É possível capturar todas as informações de compra dos seus clientes diretamente do caixa e conhecer seu cliente profundamente e criar ofertas específicas que aumentam incrivelmente as suas vendas.

Não se esqueça que clientes fidelizados ficam imunes às ofertas da concorrência; preferem a pontuação, os benefícios do programa de fidelidade e o relacionamento que tem com você.

Conheça o IZIO, o programa de fidelidade que aumentará de forma impressionante a fidelização dos clientes. Clique aqui e Confira!

Christian Vincent
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Christian Vincent

Formação em engenharia na UFRJ, Pós Graduação em Finanças pela FGV-RJ, Mestrado em Administração pela PUC-RJ e Curso de Extensão em Business na Kellogg School of Management em Chicago. Trabalhou nas principais empresas financeiras e de financiamento ao consumo do mercado brasileiro e é especialista em comportamento do Shopper e Serviços Financeiros.
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