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4 Dicas Essenciais para Fidelizar Clientes em Farmácias

Até meados da década de 70, o farmacêutico era considerado como um médico da família pois atendia a cada cliente personalizadamente, conhecia seu histórico de saúde e tinha muito conhecimento sobre as medicações. Após esta data, a indústria farmacêutica foi se tornando uma potência econômica cada vez mais forte, aumentando assustadoramente a concorrência e variedade dos estímulos e informações – que fazem os consumidores se tornarem cada vez mais questionadores e exigentes. Desta forma, manter um cliente fiel a seu estabelecimento é algo que tem sido cada vez mais difícil.

A fidelização ocorre quando se tem uma experiência melhor do que se tem em outros lugares no mercado. A preferência, credibilidade, satisfação e segurança são os sentimentos que devem ser gerados para que ocorra este processo. A satisfação e superação de expectativas deve ser uma constante para sua solidificação.

Sabemos que manter um cliente é muito mais econômico do que captar novos. Especialistas afirmam que fidelizar um cliente pode custar até nove vezes menos que captar novos. São dados um tanto relevantes, não é mesmo?! Ainda assim, com a competitividade muito alta, pode parecer muito difícil gerar resultados de fidelização consistentes.

Se você está com essa preocupação, fica comigo que irei lhe dar 4 dicas essenciais para fidelizar clientes em farmácias.

Atendimento diferenciado

A máxima que serve para a expansão de qualquer negócio, serve também para as farmácias. Um atendimento de qualidade pode ser um fator decisivo para um consumidor preferir o seu estabelecimento ao invés de outro. Todo mundo gosta de ser bem atendido e sentir que suas necessidades são reconhecidas e valorizadas. Mesmo com o crescimento da internet e da concorrência, o relacionamento de qualidade do cliente com a equipe de atendimento continua a ser muito desejado; as necessidades fundamentais do ser humano são as mesmas.

Como as farmácias lidam principalmente com a saúde das pessoas, é fundamental que você valorize aquilo que é tão importante para elas (especialmente porque há uma porcentagem grande de clientes idosos). Seus funcionários devem ser solícitos, demonstrar real preocupação com as necessidades e dúvidas do consumidor e atendê-lo sem pressa. Ao se sentir seguro em sua loja, o cliente sentirá prazer em voltar. Invista, assim, no bom treinamento de sua equipe e em políticas de valorização dos funcionários, para que eles também se sintam estimulados a trabalharem cada vez melhor.

Agregue valor

A questão financeira nem sempre é decisiva para a conclusão de uma compra. Nem sempre fazer promoções e dar descontos é a melhor saída para que a fidelização ocorra; pode, algumas vezes, até dar prejuízo. É importante que seu consumidor veja um valor na marca, um diferencial que o agrade.

Investir em um ambiente agradável e pensar em estratégias para construir uma sensação de bem-estar e realização em seu cliente são fundamentais. Você pode agregar valor por meio de ações que melhorem o conhecimento e habilidades dele, como, por exemplo, fornecer instruções por meio de orientação nutricional e alguns tipos de aula (maquiagem, estética, etc.). Desta forma, você gera um reforço positivo em sua mente por estar instruindo-o e entregando-lhe algo de valor gratuitamente e, naturalmente, o apresenta a seus produtos.

Presença online

Mais da metade (58%) dos brasileiros tem acesso à internet atualmente, sendo que a maioria o faz através do celular – ou seja, a qualquer hora do dia, inclusive no ambiente de trabalho. Sendo assim, você consegue compreender a importância fundamental que tem você estar presente na internet hoje em dia.

Estando na internet você tem a possibilidade de estar sempre se relacionando com seu cliente e fazê-lo sempre lembrar de sua marca. Por meio das mídias sociais, você consegue estimular seu engajamento contigo através de ações divertidas e que despertem seu interesse. Por meio de um blog, você pode produzir conteúdo de qualidade sobre vários assuntos de interesse de seu público e estimulá-lo a acompanhá-lo, dando informações de valor e gerando um sentimento muito positivo de gratificação nele em relação à sua marca; gerando, assim, fidelização.

Entretanto, não utilize esse meio para fazer a divulgação de medicamentos, pois pode parecer que você está estimulando a automedicação.

Conheça seu cliente

 

Além de tudo, a internet é um campo que oferece informações valiosíssimas sobre seu cliente, que antes você não poderia ter. Invista em fazer pesquisas no meio online sobre o perfil de seu cliente e seu comportamento para conhecê-lo melhor, saber como abordá-lo, como oferecer cuidados importantes para ele e, também, como atrair novos pela similaridade de perfil.

Para fidelizar um cliente é essencial que você o conheça e demonstre isso, gerando um sentimento de conexão. Seu consumidor lembrará muito mais de você e o valorizará muito mais se perceber que vocês falam a mesma língua porque você o conhece.

 

Programas de fidelidade

 

Os programas de fidelidade também oferecem um retorno muito positivo para fidelizar clientes em farmácias. Apesar de ainda não serem muito comuns neste tipo de empreendimento, podem gerar um retorno bem satisfatório se utilizados de forma correta.

Seu cliente se cadastra em seu sistema e, a partir dali, você pode ter um contato direto com o mesmo, quando desejar. Sendo assim, você pode enviá-lo informações importantes, conteúdos de instrução, informações sobre novidades e descontos especiais. Você pode entregá-lo benefícios a cada pré-determinado número de compras na sua farmácia.

Entretanto, é importante ter atenção a alguns fatores para o sucesso do programa: não perturbe seu freguês com excesso de contato e não pense em entregar-lhe recompensas apenas a longo prazo. Quando você diz para seu consumidor que ele terá de retornar muitas vezes à sua loja para ganhar um benefício, esse fator acaba sendo desestimulante para o retorno. Procure pensar sempre a curto prazo.

Conheça AQUI o IZIO, o programa de fidelidade que levará a fidelização dos clientes de sua farmácia para um outro nível. Nossos preços são muito acessíveis. CONFIRA!

Christian Vincent
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Christian Vincent

Formação em engenharia na UFRJ, Pós Graduação em Finanças pela FGV-RJ, Mestrado em Administração pela PUC-RJ e Curso de Extensão em Business na Kellogg School of Management em Chicago. Trabalhou nas principais empresas financeiras e de financiamento ao consumo do mercado brasileiro e é especialista em comportamento do Shopper e Serviços Financeiros.
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