Fidelizar clientes é o que há de mais importante dentro de uma empresa. A capacidade de fidelização de seu empreendimento é o que definirá o sucesso dele.

Entretanto, esse é o ponto fraco da maioria das empresas e aonde quebram a cabeça para poderem melhorar seus resultados.

Se você também tem essa dificuldade e não sabe bem como manter clientes fiéis, gastando muito tempo e energia tentando adquirir novos clientes, fica comigo que irei lhe dar 8 dicas importantes que lhe garantirão, com toda certeza, clientes fiéis.

Dica #1 para Fidelizar Clientes – Promoções

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Dinheiro é algo muito valorizado desde sempre, por todos. Quer sensação melhor do que pagar um valor relativamente baixo por algo que você percebe o valor real? É uma sensação maravilhosa para a mente humana o sentimento de que está ganhando em cima de algo e saindo na vantagem, recebendo algo de valor e pagando por muito menos do que o valor de mercado daquele produto/serviço. Por conta disso, a promoção é uma das principais ferramentas de atração de clientes.

Você pode diminuir os preços de produtos antigos, diminuir o preço nos últimos produtos/vagas, dar um segundo produto ou serviço por um preço bem abaixo (ou até mesmo de graça). Fazer ofertas exclusivas para um grupo seleto de clientes – que tem interesse em determinado segmento – também traz resultados bem desejáveis.

Estas estratégias ajudarão seu cliente a aumentar o valor percebido sobre sua empresa e querer retornar a fazer negócio com você, pois saberá que, assim, ele pode sair ganhando.

#2 – Promover Eventos

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Eventos têm um poder muito grande de aproximar pessoas. Com a promoção de eventos é propiciado um ambiente para que seu público se aproxime mais de você, entre mais em contato com os ideais da sua empresa que ele se identifica, reforçando a conexão.

Fora isso, é uma excelente oportunidade de conhecer mais sobre o seu consumidor – o que vale ouro. Quanto mais você conhecer sobre seu consumidor, mais saberá como agradá-lo e mantê-lo fiel; como um ciclo vicioso.

Se você tem uma loja de alimentação, por exemplo, pode oferecer cursos sobre gastronomia gratuitamente; ou, se tem uma loja de roupas, pode oferecer um curso de moda da estação.

#3 – Faça Parcerias

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Na medida que você se junta com outras empresas que desejam também solidificar o relacionamento com os clientes, vocês podem trabalhar juntas em prol do objetivo em comum. Ambas empresas fazem a divulgação e realizam as ações adequadas, aumentando as chances de proximidade com o cliente. Uma mão lava a outra.

Ampliar as parcerias também é uma forma de seu consumidor lhe encontrar com mais facilidade no mercado, sem ter de fazer grandes deslocamentos e lhe encontrar sem complexidade aonde quer que seja, otimizando muito o processo de compra.

#4 – Resgatar Clientes Inativos

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Dá muito trabalho e custa bastante captar novos clientes, não é verdade? Se você tem uma empresa, sabe do que estou falando…

Por isso, é muito importante que você esteja atento aos seus clientes que estão entrando em inatividade. Quando você verificar que um comprador seu está parado, comece imediatamente a tomar ações para aproximá-lo novamente. Isso pode ser feito através de um e-mail, um telefonema oferecendo condições especiais, ou algum outro contato para retomar a proximidade e interesse dele para contigo.

#5 – Manter Contato com o Cliente

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Não lhe provoca emoções muito boas quando, mesmo após concluir um negócio com um estabelecimento, você percebe que ele continua a manter um interesse genuíno sobre sua pessoa, a se preocupar se você está bem e satisfeito e se está tendo uma boa experiência e resultados com seu produto/serviço?

Quem não gosta de perceber que tem um valor especial para o outro, que o outro se preocupa genuinamente com ele? Poucas coisas na vida provocam um impacto tão forte e positivo na mente do ser humano; por isto esta dica é a minha favorita.

Demonstre real interesse por seu cliente, chame-o pelo nome, procure saber como foi a experiência dele após a compra, quais benefícios que está tendo. Avise-o sobre novidades que podem ser interessantes, que podem lhe acrescentar algo de positivo.

WhatsApp é um canal bem eficiente hoje em dia como meio de manter esse contato. Você pode também utilizar as redes sociais para este fim, que explicarei em seguida.

#6 – Utilizar Redes Sociais

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As mídias sociais têm crescido absurdamente nos últimos anos. Se você ainda não viu nenhum dado sobre isso, saiba que 89% das pessoas entre 18 e 29 anos são usuários de redes sociais, 72% dos indivíduos com idades entre 30 a 49 são estão nas redes sociais, 60% das pessoas que possuem de 50 a 60 anos são usuários de redes sociais e 43% das indivíduos acima de 65 anos estão engajados nestas mídias (fonte Zubit).

Incrível, não é? As mídias sociais são ferramentas poderosas da atualidade e devem ser aproveitadas como tal, tendo seu potencial explorado ao máximo.

Por serem ambientes de interação e diversão, devem ser utilizadas de forma leve, divertida e descontraída, gerando impactos positivos e alegres em seu cliente. O relacionamento direto também pode ser cultivado por meio delas.

Abuse da criatividade na hora de construir suas estratégias de mídias sociais e agregue valor ao seu cliente. Isso fará com que sua empresa esteja sempre na memória dele.

#7 – Analise a Concorrência

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Aprender com seus concorrentes pode ser uma excelente maneira de ampliar seus resultados. Ao invés de ficar quebrando a cabeça analisando e testando tudo que funciona e não funciona, você pode simplificar boa parte do caminho vendo o que está dando certo para seu concorrente e reproduzir de forma mais aprimorada.

Faça um mapeamento e análise de todas as ações de fidelização que estão dando certo para seus concorrentes e aprimore-as, colocando-as em ação de forma mais criativa e inusitada, sempre com o foco em satisfazer seu cliente.

#8 – Programas de Fidelidade

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Os programas de fidelidade oferecem um estímulo muito grande para que o cliente continue a consumir em sua empresa e não em outra. Por meio do consumo regular dos produtos que ela precisa na sua empresa, ela acumula pontos e ganha benefícios que acabam sendo muito compensatórios, gerando um reforço positivo sobre sua marca e as vantagens de se fidelizar a ela.

Para você que realmente deseja adquirir clientes fiéis e dar um passo consistente nas vendas de sua empresa, conheça nossa plataforma para ajudar o Varejo a fazer promoções e marketing de forma diretiva e mensurável.

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Boas vendas!

Christian Vincent
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Christian Vincent

Formação em engenharia na UFRJ, Pós Graduação em Finanças pela FGV-RJ, Mestrado em Administração pela PUC-RJ e Curso de Extensão em Business na Kellogg School of Management em Chicago. Trabalhou nas principais empresas financeiras e de financiamento ao consumo do mercado brasileiro e é especialista em comportamento do Shopper e Serviços Financeiros.
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