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Como Fidelizar Clientes em Restaurantes – Guia Absolutamente Completo

Você já deve saber que fazer campanhas para atrair constantemente novos clientes não é a solução para o seu negócio. Muito dinheiro e energia são gastos constantemente para atrair uma nova clientela que, se não for fidelizada, resultará em perda deste investimento.

Fidelizar clientes em restaurantes tem sido um desafio cada vez maior. Se você chegou até aqui, provavelmente já está tendo esta dificuldade ou se precavendo para não tê-la. A concorrência cresce assustadoramente, os clientes estão cada vez mais exigentes e você sente que tem de tomar atitudes cada vez mais trabalhosas e dispendiosas para manter um bom cliente? Fica calmo; neste artigo irei discorrer sobre alguns pontos fundamentais e seguros para se fidelizar clientes em restaurantes. Entenda a importância de você cuidar de cada detalhe e fazer escolhas estratégicas.

Boas Instalações

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Você sabia que a visão é o sentido mais importante que possuímos? Sabia que só ele é responsável por 80% de nossas entradas sensoriais? É isso mesmo! Incrível, não?! Imagine, então, o quanto ele é responsável por causar uma boa ou má impressão em uma pessoa…

Agora nem preciso dizer o quão importante é que você invista em uma boa decoração. O ambiente pode ser responsável pela fidelização à primeira vista de seu freguês. Um ambiente que passe a idéia do tipo de comida que você oferece, que combine com seu cardápio, o país de origem das refeições e os interesses de seu público fará uma diferença fundamental no tipo de impacto que seu consumidor vai ter em relação ao seu restaurante.

O conforto também é muito relevante. Verifique se o ambiente é capaz de oferecer uma temperatura agradável tanto em dias de calor quanto de frio, iluminação temática, se favorece a circulação confortável das pessoas e garçons, banheiros limpos e confortáveis e, inclusive, estacionamento de fácil acesso.

Planeje a disposição e decoração de seu ambiente com muito carinho para que seus clientes possam se sentir especiais em seu estabelecimento e desejem retornar.

Treinamento da Equipe

Alguém gosta de ir em um ambiente e ser tratado mal, com impaciência, rispidez ou indiferença? Alguém gosta quando vai em uma loja e o vendedor fica empurrando qualquer coisa, só porque quer ganhar um comissionamento maior ao final do mês? Nunca conheci uma só pessoa que gostasse disso… Todos gostamos de ser bem tratados, recebermos atenção, ser ouvidos, termos nossas necessidades reconhecidas e nos sentirmos à vontade.

 

Saiba que é sua equipe que tem esse poder de impacto sobre seu cliente: de deixá-lo muito feliz e satisfeito ou extremamente desconfortável. Portanto, é imprescindível investir num bom treinamento de equipe. Se você não sabe como treinar equipes, estude sobre ou procure um profissional especializado em seu segmento para lhe ajudar.

 

É importante que os garçons conheçam bem os pratos a serem oferecidos, tenham algum conhecimento sobre seus ingredientes – hoje em dia, com o número crescente de vegetarianos, veganos, intolerantes a glúten e lactose, é importante ter conhecimento sobre os ingredientes restritos destas dietas -, fazer sugestões relacionadas ao perfil do freguês e deixá-lo bem à vontade.

Rose Mary Lopes, coordenadora do Núcleo de Empreendedorismo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), dá a dica: “O cliente aprecia muito ser reconhecido e quer que a sua presença seja notada e valorizada”. Sendo assim, peça ao caixa para perguntar se o atendimento e refeição foram satisfatórios e deixe um lugar (pode ser online) para registrar suas sugestões e reclamações. Você ficará impressionado com quanta coisa boa você pode implementar ao ouvir às sugestões e reclamações de seu consumidor.

É bom comentar que a satisfação dos profissionais que trabalham para você influencia diretamente no nível de desempenho de seu trabalho. Logo, invista em políticas internas que favoreçam seus funcionários e os façam trabalhar com satisfação; assim, se gerará um ciclo de satisfação que acabará construindo seu sucesso a longo prazo e impactará diretamente em seu bolso.

Compreenda AQUI mais sobre o processo de fidelização.

Qualidade da refeição

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Mas é claro que, indo a pessoa num restaurante para comer, ela espera que a comida seja de qualidade e surpreenda seus sentidos. Então, vale lembrar que é bem importante a qualidade dos ingredientes que você usa, a escolha de um bom chef (que seja especialista no tipo de comida que você oferece), a limpeza e organização da cozinha, bem como o cuidado com cada etapa de preparação do alimento e a estética do prato.

Um consumidor satisfeito com a qualidade dos pratos fará, sem dúvidas, uma excelente propaganda para seus amigos e conhecidos, gerando boa reputação para seu estabelecimento e atraindo também novos clientes.

Procure ser original na elaboração dos pratos. Inovação com qualidade é uma das chaves para se impactar um consumidor e despertar o desejo dele de voltar.

Implemente um Programa de Fidelidade

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Programas de fidelidade são feitos estrategicamente para garantir a fidelização. Sendo assim, investir em um bom programa de benefícios é uma atitude certa para garantir o retorno do seu consumidor.

Esses programas dão a possibilidade de acúmulo de pontos a cada vez que um cliente consome em seu estabelecimento. Quando ele ganha benefícios ao retornar, a chance dele voltar é praticamente certa. Todo mundo gosta de ganhar benefícios, não é verdade? Mas, ao oferecer recompensas, é importante que você pense em recompensas a curto prazo, pois se você quiser fidelizar o cliente pensando em recompensá-lo em longo prazo, não conseguirá os resultados desejados.

É preciso ter cuidado para investir em estratégias certas e não perturbar seu cliente. No caso de restaurantes, nem é necessário dar recompensas com muita frequência. O fato de você ter acesso ao telefone dele e poder mandar links com imagens dos pratos fará uma grande diferença para seu negócio.

O IZIO oferece programas de fidelidade para seu restaurante para que você possa fidelizar seus clientes com poucos cliques – tudo feito automaticamente. Nosso sistema envia SMS mostrando o cardápio do dia, oferecendo benefícios e etc., atraindo-os a retornar ao seu restaurante com facilidade .

Conheça AQUI o IZIO e veja a maravilha que ele pode fazer por seu restaurante por um preço irrisório, extremamente compensador.

Boas vendas!

Christian Vincent
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Christian Vincent

Formação em engenharia na UFRJ, Pós Graduação em Finanças pela FGV-RJ, Mestrado em Administração pela PUC-RJ e Curso de Extensão em Business na Kellogg School of Management em Chicago. Trabalhou nas principais empresas financeiras e de financiamento ao consumo do mercado brasileiro e é especialista em comportamento do Shopper e Serviços Financeiros.
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